Espetáculo gaúcho ganha apresentações em Manaus

Foto: Leonardo Lima/Divulgação Zão e Zoraida - Foto: Leonardo Lima

Diretamente de Caxias do Sul (RS) para Manaus, o Grupo Ueba Produtos Notáveis traz à capital amazonense o espetáculo infanto-juvenil “Zão e Zoraida”, em duas sessões gratuitas: no domingo, 23/7, no Largo de São Sebastião, Centro, às 17h30; e na segunda, 24/7, às 15h, na Escola Marquês de Santa Cruz, Rua Virgílio Ramos, no bairro São Raimundo.

“Zão e Zoraida” mistura aventura, ação, sonho e a busca de um sentimento intangível: a Felicidade. A cada cena, os palhaços que dão nome ao espetáculo ficam mais cúmplices e entregues à sua brincadeira, em busca de um importante tesouro: a inocência das crianças. Divertindo-se em todas as situações, beirando as peraltices inconsequentes da infância, os personagens promovem repletas trapalhadas e peripécias que prometem fazer o público rir do início ao fim.

A história começa com o encontro de Zão e Zoraida, que juntos partem para a busca da felicidade eterna. Seguindo um mapa, eles entram na floresta, passam por diversas situações cômicas, são capturados pelo guarda e vão parar na prisão. Eles aprendem a lição e partem em busca do tesouro, até que uma descoberta muda essa história. Os personagens interagem com o público e fazem com que todos participem na busca pela felicidade eterna, mote da peça.

O texto do espetáculo “Zão e Zoraida em Mapa para brincar” é assinado por Jonas Marcel Piccoli e Aline Fernanda Zilli, com direção do próprio Jonas e elenco formado também pelos dois artistas, com apoio cênico e sonoplastia de Márcio Silveira. A peça tem 55 minutos de duração.

O projeto chega a Manaus por meio do Prêmio Funarte Carequinha de estímulo ao Circo 2015, e tem apoio local da Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam).

Sobre o espetáculo

Espetáculo "Zão e Zoraida" em Curitiba. Foto: Leonardo Lima

Espetáculo “Zão e Zoraida” em Curitiba. Foto: Leonardo Lima

O espetáculo “Zão e Zoraida em Mapa para Brincar” estreou nos palcos caxienses em 2007, e desde então é um dos principais espetáculos no repertório do Grupo Ueba Produtos Notáveis. O espetáculo já soma mais de 170 apresentações em diversos formatos, tanto de palco como de rua. Entre os circuitos de destaque, o espetáculo já participou de quatro edições do “Teatro a Mil”, promovido pelo Serviço Social do Comércio (SESC), chegando a mais de 20 cidades com apresentações para cerca de 500 crianças por sessão.

“Zão e Zoraida” também já esteve presente em importantes eventos das artes cênicas no país e no exterior, como no Festival “Finestrel Sul Giovane Teatro”, em Bologna, na Itália; no Festival de Circo do Brasil, em Recife (PE),  no MITI (Mostra de Teatro Infantil), em Cuiabá (MT); no “Caxias em Cena”, em Caxias do Sul (RS); na “Maratona Cultural de Florianópolis” (SC); no “Amazônia Em Cena na Rua”, em Porto Velho (RO); no “FESTMAR (Festival de Teatro de Rua de Aracati) (CE); no EEPA (Encontro Estadual de Palhaços) (RS) e no “Entepola”, em Santiago, no Chile.

O Grupo Ueba Produtos Notáveis tem sua sede em Caxias do Sul e neste ano completa dez anos de atuação, voltados principalmente para a arte de rua, por facilitar o acesso da população aos espetáculos. Recentemente, o grupo teve o projeto “Teatro sem Fronteira – Arte sem Fronteira” contemplado com o Prêmio FUNARTE Arte Cênicas na Rua 2012.

Serviço

O quê: Espetáculo “Zão e Zoraida”, do Grupo Ueba Produtos Notáveis (RS)
Quando e onde:
23/07 (domingo), às 17h30 – Largo São Sebastião, Centro
24/07 (segunda-feira), às 15h – Escola Marquês de Santa Cruz, Rua Virgílio Ramos, s/n, São Raimundo
Quanto: Gratuito


Com informações de assessoria

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X