Diretor de “Rival Rebolado” promove oficina em Manaus

Foto: Bob Maestrelli/Divulgação Rival Rebolado

A quarta edição do projeto de ocupação cultural do Centro Histórico de Manaus, Passo a Paço, traz novidades na programação, que já terá início esta semana com a oficina “O ‘Ator-Travesti’: Transgressão e Desmesura na Cena Transformista”, encabeçada pelo diretor Fabiano de Freitas, que assina o espetáculo teatral “Rival Rebolado”, cujo elenco traz a atriz Leandra Leal para duas apresentações em Manaus, no dia 12/8.

“Esta é uma ação de reconhecimento e envolvimento com profissionais da noite de Manaus que terão a oportunidade de mostrar seu talento e de interagir com o público. É uma forma de levantarmos a discussão sobre a diversidade. O Passo a Paço é esse intercâmbio de identidades, de representações, de diferenças que fazem a cultura de Manaus algo tão singular”, afirmou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula.

A oficina será realizada durante cinco dias, 4, 5, 6, 7 e 11 de agosto, no Les Artistes Café Teatro, no Centro, e é voltada para a qualificação da ação performática envolvendo profissionais da cena ‘da noite’, como atores, performers, bailarinos, drag queens e também não-atores, incluindo as profissionais do sexo, transgêneros de quaisquer origens e demais participantes da comunidade interessados em tomar contato mais solidificado com a cena transformista no palco.

Temática

A oficina será composta de uma série de experimentos performáticos estimulados, orientados e supervisionados, visando à construção da ideia do “ator-travesti’. A opção pelo foco performático impele aos participantes um comprometimento pelo corpo, envolvendo voz, criatividade e um estado pronto para o exercício.

Os interessados deverão enviar um e-mail para o departamento de Eventos da Manauscult até quinta-feira, 3/8, no endereço [email protected], com uma breve descrição do perfil e manifestando interesse em participar da oficina, que ocorrerá das 19h às 22h. As vagas são limitadas.

Rival Rebolado

O espetáculo “Rival Rebolado” é uma das atrações teatrais do Passo a Paço 2017. Idealizado por Alê Youssef, Leandra Leal e Luis Lobianco, o “Rival Rebolado” já está na sua terceira temporada de sucesso e já homenageou grandes estrelas da noite como Rogéria, Divina Valéria, Jane Di Castro, Lorna Washington e drag queens de sucesso das gerações mais recentes, como Suzy Brasil.

Assinam a direção artística do espetáculo o diretor teatral Fabiano de Freitas, o Dadado e a burlesca Isabel Chavarri. O projeto se propõe a manter a chama do desbunde, da vanguarda e da transgressão acesas na Cinelândia, recriando um teatro de revista moderno, através de um material vivo, em constante transformação. A cada mês um espetáculo inédito e temático é apresentado ao público, com esquetes teatrais, a arte do burlesco e revitalizando a arte do transformismo com o concurso dando espaço, lançando e consagrando novos artistas transformistas.

Além disso, o projeto de espetáculos inéditos coloca no foco um dos temas mais relevantes da contemporaneidade, levando pra cena a questão da diversidade. Nessa temporada, o “Rival Rebolado” está ainda mais conectado à tradição do teatro de revista, levando à cena pela linguagem do humor, do burlesco e do improviso, os acontecimentos atuais que marcam a cidade, o país e o mundo.


Mônica Figueiredo
Equipe Viva Manaus

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X