Cine Vídeo Tarumã exibe filmes dedicados ao Dia dos Pais

Foto: Os Excêntricos Tenenbaums/Reprodução

Depois de um período de recesso, o Cine Vídeo Tarumã volta a exibir sua programação semanal, e já começa com uma homenagem ao Dia dos Pais, com três longas que exploram a temática: “Capitão Fantástico”, “Os Excêntricos Tenenbaums” e “Meu Pai e Meu Filho”. As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), localizado no setor Norte do Campus Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Na segunda-feira (7), a programação se inicia com “Capitão Fantástico”, estrelado por Viggo Mortensen, que recebeu indicação ao Oscar de Melhor Ator pela obra. O filme do diretor Matt Ross narra a história de Ben (Mortensen), pai de seis filhos com os quais vive longe da civilização, no meio da floresta. As crianças lutam, escalam, leem obras clássicas, debatem, caçam e praticam duros exercícios, tendo a autossuficiência sempre como palavra de ordem. Um triste acontecimento leva a família a deixar o isolamento e o reencontro com parentes distantes traz à tona velhos conflitos entre as diferentes realidades.

Na terça-feira (8), é a vez de “Os Excêntricos Tenenbaums”. O filme é dirigido por Wes Anderson, de “O Grande Hotel Budapeste” e “O Fantástico Senhor Raposo”. O longa gira em torno de Royal Tenenbaum (Gene Hackman) e sua esposa Etheline Tenenbaum (Anjelica Huston), que tiveram três filhos muito diferentes entre si, mas igualmente bem-sucedidos. Após a separação do casal, Etheline decide casar com outro, e Royal resolve, então, reatar os antigos laços e lutar pelo amor da ex-mulher reunindo toda a família.

Na sexta-feira (11), a última exibição é “Meu Pai e Meu Filho”, filme turco do diretor Çagan Irmak. O filme conta a história do estudante Sadik, que se torna um jornalista de esquerda durante a ditadura na Turquia. Ao saber de suas atividades políticas, Hüseyin deserda o filho. Anos depois, Sadik retorna com o filho pequeno na esperança de restabelecer as relações com o pai.

O projeto Cine Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da UFAM, com apoio cultural da locadora de filmes Take Video Locadora.


Com informações de assessoria

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X