Cine Vídeo Tarumã homenageia grandes atrizes do cinema francês

Cine Vídeo Tarumã dedica a programação desta semana para homenagear três importantes atrizes do cinema francês: Jeanne Moreau, Brigitte Bardot e Catherine Deneuve. Infelizmente Moreau morreu no último dia 31 de julho aos 89 anos. Sendo assim, esta é também uma oportunidade para relembrar a carreira da atriz com um dos primeiros trabalhos que lhe trouxeram destaque.

As sessões são gratuitas e irão acontecer nos dias 21, 23 e 25 de agosto, a partir das 12h30. As exibições ocorrem no auditório Rio Negro, localizado no hall do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Ufam (IFCHS), antigo ICHL.

Na segunda-feira, o primeiro filme a ser exibido será “Os Amantes”, de 1958. Segundo longa de ficção de Louis Malles, um dos mais aclamados, “Os Amantes” também foi a porta de entrada para o reconhecimento do talento da atriz Jeanne Moreau, que recebeu um prêmio por sua atuação no Festival de Veneza daquele ano. O filme conta a história de Jeanne Tournier (Moreau), que começa a se relacionar com o espanhol Raoul Florès (José Luis de Vilallonga), já que seu marido (Jean-Marc Bory), dono de um jornal, não tem tempo para lhe dar atenção.

“O Desprezo”, de 1963.

Na quarta-feira será exibido “O Desprezo”, de 1963. Considerado um dos melhores trabalhos na filmografia de Jean-Luc Godard, o filme conta em seu elenco com Brigitte Bardot, uma das atrizes mais populares da época e com o lendário diretor do expressionismo alemão, Fritz Lang. O filme conta a história de Camille Javal (Bardot), casada com o roteirista Paul Javal (Michel Piccoli), que está escrevendo um filme baseado na Odisséia. Paul convida sua esposa para viajar com ele para as locações do filme. Porém Camille passa a desconfiar de Paul, achando que ele quer oferecê-la ao produtor Jeremy (Jack Palance), criando uma tensão entre os dois.

“Tristana, Uma Paixão Mórbida”, de 1970.

Na sexta-feira o Cine Vídeo encerra sua programação com “Tristana, Uma Paixão Mórbida”, de 1970. Produção dirigida por Luis Buñuel, recebeu na época uma indicação para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O elenco é composto por importantes nomes da época como a atriz Catherine Deneuve e os atores Fernando Rey e Franco Nero. O roteiro do filme é centrado em Tristana (Deneuve), que recentemente perdeu a mãe e agora tem de viver com Don Lope (Rey). Um homem bastante respeitado em sua comunidade, ele passa a querer seduzi-la. Enquanto isso, Tristana conhece o artista Horacio (Nero), por quem se apaixona.


Via UFAM

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X