Festival Amazonas de Dança divulga lista de selecionados

Foto: Vivá Cia de Dança/Divulgação

O Festival Amazonas de Dança divulgou nesta quarta-feira (23) a lista de montagens selecionadas para participar das mostras da nova edição do evento, a ser realizado de 8 a 10 de setembro de 2017. Ao todo, foram escolhidas 15 montagens, sendo dez na Mostra Principal e cinco na Mostra Paralela, abrangendo temáticas e linguagens diversas. O festival é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), em parceria com o Fórum de Dança do Amazonas.

Para a Mostra Principal, que terá suas apresentações no Teatro Amazonas, foram selecionadas “Anarkomystica”, do Arte Coletivo Anarkos; “Da Silva”, da Ateliê 23; “Amor em 3D”, da Du’Arte Cia de Dança; “Apoena: Aquele que vê longe”, da Contém Dança Cia; “Via Nordeste”, da Arte Sem Fronteiras; “É de bom tom”, da Cia Expressão & Vida; “Giselle”, da Dabukuri Cia de Dança; “Alomorfia”, de Klinger T. de Almeida; “Corpo, dor e prazer”, da Pajê Cia de Dança; e “Sinapse”, da Fragmento Urbano.

A Mostra Paralela, por sua vez, a ser realizada no Largo de São Sebastião, terá cinco montagens escolhidas pela Comissão Curadora. São elas “BloCorpo”, de Francisco Rider; “Notas sobre ela”, da Panorando Produções Artísticas; “O retorno dos Kannybal’s”, do Revolução Kannybals 03; “Giselle – Grand Pas de Deux”, da Charles Alfaia Cia de Dança; e “Juma”, de Mary Elen de Carvalho.

Participaram da Comissão Curadora a bailarina, coreógrafa e diretora do Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas, Monique Andrade; a pesquisadora e professora do Curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas, Carmem Arce; e a coreógrafa e diretora da Cia. de Dança Lia Sampaio, Lia Sampaio.

Programação

Em sua sétima edição, o Festival Amazonas de Dança traz uma agenda com mostras de trabalhos de temáticas e linguagens diversas, no Teatro Amazonas e no Largo de São Sebastião, além de programação acadêmica com oficinas gratuitas. A abertura do evento será no dia 8 de setembro, sexta-feira, a partir das 20h, no Teatro Amazonas, com a participação especial da Vivá Cia. de Dança (RJ), trazendo o espetáculo “Sobre as ondas do mar”, com coreografia do amazonense Carlos Fontinelle.

As cerimônias de abertura e de encerramento do Festival terão lugar no Teatro Amazonas, com tradução em libras para surdos. As apresentações da Mostra Principal, que acontecerão no mesmo local, de 8 a 10 de setembro, terão audiodescrição para cegos. Já a Mostra Paralela do evento acontecerá no Largo de São Sebastião, nos dias 9 e 10 de setembro.

A programação acadêmica do festival terá lugar nos dias 8 e 9 de setembro, trazendo oficinas de Ballet Clássico e de Dança Contemporânea, ambas ministradas pelo bailarino, coreógrafo e educador, Marcos Veniciu, também homenageado do evento. Outra é a oficina de Composição Coreográfica, ministrada pelo bailarino, coreógrafo e produtor, Rui Moreira.

As inscrições para as formações serão feitas no período de 31 de agosto a 4 de setembro, na sede do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. As vagas são limitadas a 30 participantes por oficina. As atividades serão realizadas no Ideal Clube, no Centro.

O Festival

Realizado desde 2009, em parceria com a Associação de Profissionais de Dança do Amazonas (Aprodam), o Festival Amazonas de Dança busca abrir espaço para as diferentes leituras da dança contemporânea, valorizando atividades que mostram a autenticidade da expressão de nossos artistas na capital e no interior do Estado. O evento visa contribuir para a formação, o intercâmbio e o aprimoramento técnico e artístico, além da promoção da agenda cultural no Amazonas.

Em seis edições, o festival teve a participação de 46 companhias e artistas, sendo 39 locais, cinco nacionais – Cecília Kerche, Cia. de Ballet de Niterói, Cia. Roda Vida, Cisne Negro Cia. de Dança e Maria Riccetto – e duas internacionais – Lula Washington Dance Theatre e Marcelo Mourão Gomes.

Além de Manaus, o evento promoveu a circulação de artes nos municípios de Codajás, Manacapuru, Novo Airão e Silves. Promoveu ainda intercâmbio artístico com os municípios de Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Envira, Itapiranga, Maraã, Parintins e Presidente Figueiredo, além dos já citados, e com os Estados do Amapá, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A programação acadêmica do evento soma 52 atividades em seis edições, sendo 36 oficinas, quatro palestras, sete convivências de dança, dois debates e três workshops, com a participação total de 1.533 alunos.

Serviço

O quê: 7º Festival Amazonas de Dança
Onde: Teatro Amazonas – Av. Eduardo Ribeiro, 659, Centro; Largo de São Sebastião – Centro; Ideal Clube – Av. Eduardo Ribeiro, 937, Centro
Quando: Mostra Principal de 8 a 10 de setembro, sempre a partir das 20h (Teatro Amazonas); Mostra Paralela nos dias 9 e 10 de setembro, sempre a partir das 18h (Largo de São Sebastião); e Programação Acadêmica nos dias 8 e 9 de setembro, sempre das 15h às 17h (Ideal Clube)
Entrada: Gratuita; audiodescrição gratuita para pessoas com deficiência visual
Informações: (92) 3232-1768


Com informações da Assessoria

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X