Museu Amazônico realiza exposição arqueológica

Foto: Divulgação/Museu Amazônico Aplique antropomorgo - fase paredão

Por meio desta exposição, o Laboratório de Arqueologia do Museu Amazônico vem apresentar peças do seu acervo arqueológico, com o fim de divulgar os materiais resgatados durante a obra de construção do Gasoduto Coari-Manaus, como parte de finalização do Convênio assinado entre a FUA (Fundação Universidade do Amazonas) e a empresa PETROBRAS para a curadoria e guarda definitiva dos mencionados materiais.

A exposição tem como objetivo geral comunicar a importância e diversidade do patrimônio arqueológico do Estado do Amazonas, ressaltar o valor social do patrimônio e incentivar seu entendimento e preservação. Ao mesmo tempo, pretende aproximar o público à disciplina arqueológica, mostrando a mesma como fonte de conhecimento sobre o passado da região amazônica.

Durante o percurso, o visitante encontrara duas salas.  A primeira tem como objetivo uma introdução ao trabalho arqueológico para o público geral. Enfatiza-se também no decorrer da disciplina na região amazônica, os trabalhos de levantamento e resgate arqueológico desenvolvidos durante a construção do Gasoduto Coari-Manaus. Já a segunda sala, tem como objetivo principal apresentar parte do conhecimento desenvolvido pela arqueologia através da análise dos diferentes materiais coletados durante os trabalhos de campo. A diversidade da cultura material é apresentada através de diferentes materiais (cerâmicos, líticos, botânicos, faunísticos, ósseos e outros). São explicados alguns dos processos desenvolvidos em laboratório para a definição de cronologias e as classificações que permitem o surgimento de hipóteses sobre os grupos que povoaram a região amazônica no passado. Também se apresentam alguns dos procedimentos de conservação, restauro e curadoria dos materiais arqueológicos desenvolvidos atualmente no Laboratório de Arqueologia do Museu Amazônico/UFAM. Finalmente, se enfatiza a importância do patrimônio arqueológico na região amazônica com o intuito de refletir sobre a sua preservação e difusão.

Dentro do período em que a exposição ficará aberta ao público, serão desenvolvidas algumas atividades educativas como uma mesa-redonda sobre a arqueologia amazônica e os processos do Convênio do Gasoduto Coari-Manaus, no dia 15 de setembro de 2017, a partir das 15h tendo como convidadas as arqueólogas da etapa final do Projeto GASCOMA, Angela Lima, Fernanda Maia e Yvonne Ramirez; uma palestra sobre Arqueologia amazônica e as memórias do Prof. Dr. Carlos Augusto Silva (Tijolo), que acontecerá dentro da programação nacional da “Primavera dos Museus” do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e; uma oficina de cerâmica com a Prof.ª Orlane Pereira e o artista visual Paulo Holanda. Para a realização de  visita mediada, agendamento pode ser realizado através do e-mail [email protected]

Serviço

O quê: Exposição de Arqueologia do Museu Amazônico

Onde: Rua Ramos Ferreira, 1036 Centro. Manaus/AM.  No Museu Amazônico/Ufam

Quando: De 30/08 a 27/10. De segunda-feira a sexta-feira de 8h30 às 16h30

Contato: 3305-1181 / Ramal: 2021


Com informações de assessoria

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X