Grupos de dança agitam fim de semana em Manaus

Foto: Ingrid Anne/Manauscult Festival Folclórico do Amazonas 2017

Os ‘swingueiros’ de plantão têm encontro marcado neste fim de semana, na primeira edição do Movimento Art&Dança Swing, que acontecerá no dia 1º de setembro, sexta-feira, e sábado, 2/9, a partir das 19h30, no São José I, zona Leste de Manaus. O evento tem apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Quinze grupos de swingueira (estilo musical que se originou na Bahia, a partir do pagode) se apresentarão durante os dois dias, no palco localizado na Rua Engenheiro Vilar Fiúza da Câmara. Cada grupo terá 25 minutos de apresentação e todos serão avaliados por seis jurados, que classificarão os campeões em primeiro, segundo e terceiro lugar. Os vencedores serão premiados com troféus.

O movimento começou em 2009, fazendo parte da programação do Festival Folclórico do São José. Depois de oito anos atuando junto do festival, os grupos encararam o desafio de criar um evento segmentado no gênero, dando origem ao Movimento Art&Dança Swing, que estreará mostrando o talento de seus grupos de dança, como o grupo Furacão, que participou do 61º Festival Folclórico do Amazonas, e o grupo Lust Dance, grupo de swingueira do bairro.

O presidente fundador do movimento, Jackson Farias, 32, ressalta que o evento promove a oportunidade da juventude mostrar seu talento através da dança. “Nosso movimento difunde a cultura em nossa comunidade, ocupa os jovens nas artes e implanta nossa identidade de continuar fazendo nosso movimento, mesmo fora do Festival Folclórico, mas dentro da nossa casa”, disse.

Serviço

O quê: Movimento Art&Dança Swing
Quando: 1 e 2 de setembro, a partir das 19h30
Onde: Rua Engenheiro Vilar Fiúza da Câmara, São José I
Quanto: Entrada Gratuita


Jhonata Marques
Equipe Viva Manaus

X