Semana do Turismo 2017 abre inscrições para programação

Foto: Ingrid Anne/Arquivo Manauscult

Palestras, painéis, rodas de conversa, oficinas e minicursos, além de workshop, turismo pedagógico e apresentação de corais integram a intensa programação da Semana do Turismo 2017, que acontece de 25 a 30 de setembro. Para os profissionais, operadores e estudantes do segmento que forem participar, haverá entrega de certificado.

As inscrições estão abertas até às 16h de sexta-feira, 22/9. Os interessados devem baixar a ficha de inscrição, disponível aqui, preencher e enviar para o e-mail [email protected].

No momento da inscrição, o candidato deverá escolher apenas um minicurso, e preencher se deseja se inscrever também para a oficina de Mercado e Turismo LGBT e/ou para o 8º Workshop de Turismo.

A Semana de Turismo ocorre em comemoração ao “Dia Mundial do Turismo” e o “Dia Nacional do Turismólogo”, ambos celebrados no dia 27 de setembro. A programação, que já integra o calendário anual de eventos da Prefeitura de Manaus, traz algumas novidades como elaboração de projetos para captação de recursos, a fim de estimular o lado empreendedor dos operadores do segmento, oficina de Mercado e Turismo LGBT, um dos nichos mais promissores da atualidade, lançamento de livro e apresentação cultural de corais.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, a proposta da Semana de Turismo é proporcionar a alunos, profissionais e ao público interessado novas propostas de atuação na área além de abordarem a qualificação profissional e o desenvolvimento do potencial turístico de Manaus.

“Este é um espaço voltado para a troca de conhecimentos, onde profissionais podem interagir com os alunos, participar de cursos de capacitação, além de assistirem palestras e mesas redondas sobre temas atuais que envolvem as ações e os desafios para o turismo na nossa cidade. É um evento que cresce a cada ano e tem se consolidado no calendário do Turismo local”, comentou Bernardo.

Minicursos

No dia 25/9, a Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), na avenida Leonardo Malcher, Centro, recebe os seguintes minicursos: Projetos para Eventos, Cerimonial e Protocolo Social, Elaboração de Projetos para Captação de Recursos, Oficina de Planejamento participativo e Oficina de Elaboração de Drinks.

Turismo LGBT

Já no dia 26/9, ocorrerão as atividades da “Oficina de Mercado e Turismo LGBT”, no Les Artistes Café Teatro que traz uma discussão sobre o mercado e turismo LBGT, um assunto importante e atual para discutir de acordo com o palestrante e antropólogo Fábio Castro. “A abordagem dessa palestra vai ser muito simplificada e direta. A ação vem justamente para falar dos desafios da qualificação do público LGBT, vamos debater a questão do empregado e empregador – direitos e deveres e a importância da qualificação da categoria”, comentou.

Segundo o diretor de turismo da Manauscult, João Araújo, o turismo LGBT é um dos segmentos que mais crescem dentro do setor, atingindo milhões de consumidores de um mercado de alto poder aquisitivo. “Já vínhamos tentando trabalhar esse tema há algum tempo por acreditarmos que Manaus seja um destino friendly e que pode oferecer produtos e serviços à altura da expectativa desse mercado, além de oferecer experiências únicas e diferenciadas aos visitantes, por isso foi incluído na semana do turismo”, apontou.

Workshop

A programação inclui, ainda, a 8ª edição do Workshop de Turismo que contará com palestras sobre “Novas Tendências e oportunidades de Negócio no Segmento do Turismo”, “Acessibilidade no Turismo” e o lançamento do livro “Segredos da Floresta”, de Josafá Barbosa. Além de visitação gratuita nos espaços como Teatro Amazonas, Zoológico do CIGS, Museu do Índio e Bosque da Ciência.

Programação

25/09 (segunda) – Oficinas e Minicursos

Local: ESAT/UEA

14h às 17h – Projetos para Eventos, com João Fernandes
14h às 17h – Oficina de Planejamento Participativo, com Karla Cristina
18h30 às 21h30 – Cerimonial e Protocolo Social, com Wanessa Amador
18h30 às 21h30 – Elaboração de Projetos para Captação de Recursos, com Márcio Braz e Jaqueline Figueiredo
18h30 às 21h30 – Oficina de Elaboração de Drinks, com Márcio Gonzaga


26/09 (terça) – Oficina de Mercado e Turismo LGBT

Local: Les Artistes Café Teatro

10h às 10h30 –  Painel I – A empregabilidade no contexto Cidade de Manaus, com Dra. Fabiola Salmito
10h30 às 11h – Painel II – Os avanços e desafios para o sucesso de jovens e adultos LGBT no Ensino Básico na universidade e nas tecnológicas, garantindo o acesso ao mercado de trabalho, com Prof. Nilton Carlos
11h às 11h30 – Painel III – Ações e desafios para a qualificação da população LGBT do Amazonas ao mercado de trabalho, com Fábio Castro
11h30 às 12h – Mesa I – Roda de conversa com propostas e encaminhamentos, com Dra. Lidiany de Lima Cavalcante
12h às 13h30 – Intervalo para almoço
13h30 às 14h – Painel IV – A iniciativa privada e o empreendedorismo na segmentação de mercado, com Carlos Fábio
14h às 14h30 – Painel V – A contribuição do turismo para a qualificação direta e indireta de mão-de-obra no mercado de trabalho, com Claudia Martins
14h30 às 15h – Painel VI – Case de sucesso: Somos LGBT e empreendedores, com Paulo  Rangel e Ronny Martins
15h às 15h30 – Mesa II –  Roda de conversa com propostas e encaminhamentos, com João Araújo
16h às 16h30 – Apresentação do conjunto de propostas das Mesas I e II, com Rosaly Pinheiro
17h – Momento cultural e encerramento, com DJ Naty Veiga


27/09 (quarta) – Visitação gratuita

Locais: Teatro Amazonas, Zoológico do CIGS, Museu do Índio, Bosque da Ciência e Paço da Liberdade
Entrada gratuita em comemoração ao Dia Mundial do Turismo e Dia do Turismólogo


28/09 (quinta) – 8º Workshop de Turismo

Local: Les Artistes Café Teatro

13h15 às 14h15 – Palestra I – Novas tendências e oportunidades de negócio no segmento do turismo, com Mário Pio
14h30 às 15h30 – Palestra II – Acessibilidade no turismo, com Profª Selma Batista
15h30 às 16h30 – Mesa-Redonda – Startups:o que são?, com Marcelo Cardoso
17h – Lançamento do Livro “Segredos da Floresta”, de Josafat Barbosa
18h – Encerramento


29/09 (sexta) – Turismo Pedagógico

Local: Paço da Liberdade e Centro Histórico

9h às 12h – Roteiro com visita ao Paço da Liberdade e demais atrativos do Centro Histórico com Escola Estadual Almirante Barroso


30/09 (sábado) – Encerramento

Local: Mercado Municipal Adolpho Lisboa

9h às 12h – Apresentação de Corais no Mercado Municipal Adolpho Lisboa


Equipe Viva Manaus

X