Escola de Samba do Coroado realiza projeto socioeducativo

Foto: Ingrid Anne/Manauscult Escola de Samba Mocidade Independente do Coroado

O Carnaval acontece uma vez ao ano, mas para a Escola de Samba Mocidade Independente do Coroado, os trabalhos duram o ano todo. Isso porque a agremiação desenvolve o projeto “Lição de Vida”, que tem como principal objetivo atender crianças e jovens da comunidade com cursos de capacitação e qualificação.

Em apenas um ano de atividade, o projeto já formou mais de cinco turmas, em cursos como Flauta Doce, Artesanato, Digitação e Fotografia. Ainda este ano, o projeto deve formar mais turmas nos cursos de Espanhol, Artes e Educação. A coordenadora do projeto, Alriane Aguiar, destacou os resultados positivos para a comunidade.

“O resultado está sendo o melhor possível. Pessoas que não tinham apoio da comunidade hoje estão aqui com a gente. Por exemplo, abraçamos a causa dos portadores de deficiência física e eles estão trabalhando como aprendizes. Sem contar as crianças que tiramos da rua por meio desse projeto”, comentou a coordenadora.

O presidente da Escola de Samba Mocidade Independente do Coroado, Montelo de Lira, ressaltou que as comunidades adjacentes também são beneficiadas e falou sobre o desenvolvimento do projeto.

“Em um ano centenas de pessoas já passaram por aqui. Por exemplo, nesta última semana, preenchemos todas as vagas para o curso de Corte e Costura. A turma do Espanhol também já fechou para este ano e, dependendo da demanda, teremos que abrir uma nova turma. Já o tênis de quadra é uma atividade contínua, e quem tiver interesse pode nos procurar”, informou o presidente.

As inscrições acontecem no Centro de Desenvolvimento Comunitário do Coroado (CDCC), que fica localizado na Rua Ouro Preto, 523, no bairro Coroado III. Para fazer as inscrições, os interessados devem estar munidos dos seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. Podem participar dos cursos moradores do bairro Coroado e adjacências.

Sobre o projeto

Foto: Divulgação/Mocidade Independente do Coroado

O projeto busca desenvolver de forma preventiva ações socioeducativas e culturais para reduzir a situação  de risco social de crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 10 a 22 anos de idade, de forma a contribuir  para sua inclusão, por meio de processos socioeducativos da prática da cidadania e da autonomia. A proposta do projeto é que a própria comunidade busque participar das oficinas, palestras e cursos que são oferecidos.

Atividades em andamento

O curso de Espanhol ocorre nas segundas e terças-feiras, das 19h às 21h; Flauta Doce das 17h às 18h; Arte e Educação das 15h às 17h; e Corte e Costura das 15 às 17h. As aulas são ministradas no CDCC.

Agremiação

A Mocidade Independente do Coroado foi fundada como um bloco de enredo em 10 de março de 1988, por moradores do bairro do Coroado, fronteira das zonas Leste e Centro-Sul de Manaus. As cores da escola são o verde e o amarelo e sua quadra de ensaios localiza-se no Centro Comunitário do Bairro. Atualmente, a escola integra o Grupo B das Escolas de Samba de Manaus, e é uma das agremiações que recebe apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) para o Desfile das Escolas de Samba. A agremiação foi uma das primeiras a prestar contas junto à fundação este ano e o documento já foi aprovado.


Gessiane Garcia
Equipe Viva Manaus

X