Cineclube exibe filmes sobre Revolução Soviética

Foto: Reprodução/Três Canções para Lênin tres cancoes para lenin

Em homenagem aos 100 anos da Revolução Soviética, um dos principais movimentos históricos contemporâneos, o Cine Vídeo Tarumã exibe umaseleção de filmes voltados ao tema na próxima semana, nos dias 25, 26 e 27 de outubro. As sessões são gratuitas, sempre com início às 12h30, e ocorrem no Auditório Rio Negro, localizado no hall do IFCHS, antigo ICHL, na Universidade Federal do Amazonas.

Na quarta-feira, 25/10, o filme exibido é o clássico “O Encouraçado Potemkin”. A obra de Serguei Eisenstein é baseada em eventos históricos, retratando uma revolta de marinhos em 1905, que seria prenúncio para a Revolução Russa de 1917. A história se passa no navio de guerra Potemkin, quando um protesto gera uma rebelião após carne estragada ser servida como refeição para os marujos. Estes erguem a bandeira vermelha e tentam levar a revolução no navio até a sua terra natal, a cidade de Odessa.

Na quinta-feira, 26, o filme exibido é “Taurus”. O segundo filme da tetralogia de Aleksandr Sokurov sobre as personalidades mais poderosas do século 20, “Taurus” mostra os derradeiros momentos de Lênin, seu isolamento, suas questões existenciais e sua perplexidade diante do fim. O líder russo que mudou o curso da história e abalou o mundo aguarda a morte em uma casa cedida pelo Estado, solitário, vigiado, rodeado de pessoas estranhas, tralhas domésticas e desordem, um lugar que mais parece um museu. Seu corpo está impotente, sua consciência aos poucos vai se apagando, mas sua sede de luta e poder não o abandona. A seu lado, apenas sua mulher.

Já na sexta-feira, 27, o filme da vez é “Três Canções para Lênin”. O documentário de 1934 é uma homenagem ao décimo aniversário de sua morte. O filme reúne imagens de Lênin, em vida e em seu funeral, enfatizando seu legado sobre a vida de mulheres da URSS asiática e para o desenvolvimento econômico do país.


Com informações de assessoria

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X