Multidão comemora os 348 anos da cidade no Boi Manaus

Foto: Ingrid Anne/Manauscult

Em uma edição histórica, o 20º ano de Boi Manaus – evento que marca as comemorações do aniversário da cidade – levou mais de 131,7 mil pessoas para a Ponta Negra em dois dias. Nesta edição, o evento reuniu 32 atrações em mais de 19h de programação em cima de trios elétricos, que arrastaram uma multidão.

“Foi sucesso! É a terceira edição do Boi Manaus na Ponta Negra com ampla participação popular e muita segurança. Essa festa é a cara do nosso povo, que tem mais de 10 mil anos de história indígena e completou 348 anos de descobrimento pós-cabralino. Manaus é linda e é a nossa paixão”, afirmou o prefeito Arthur Virgílio Neto, que prestigiou o primeiro dia de evento (segunda, 23) e cantou os parabéns para Manaus junto ao público de quase 70 mil pessoas.

De vermelho ou azul, mais de 61,7 mil pessoas vibraram durante cada apresentação no segundo dia de festa (terça, 24/10), desde às 15h30, quando saiu o primeiro trio liderado pelas vozes femininas do bumbá: Márcia Siqueira e Mara Lima.

“Nossa festa é um sucesso e é a cara de Manaus: tivemos o espetáculo Rival Rebolado com todas as sessões lotadas, as exposições no Paço da Liberdade e um grande público na Ponta Negra, que mostra a força e tradição do bumbá na nossa identidade cultural”, afirmou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula.

Treze artistas, além da Marujada de Guerra e da Batucada, se revezaram em cima dos trios, colocando o público para dançar ao tradicional ritmo do ‘dois pra lá e dois pra cá’, como aposentada Maria Sanches, 64, torcedora “encarnada e fervorosa”, intitulou-se. A cada trio onde um dos artistas do Garantido se apresentava, ela pulava e cantava as todas as toadas. “Ainda tenho muito gás”, contou em meio a risos. “O torcedor do Garantido é mais apaixonado e a gente não liga para o cansaço. Eu adoro ver os cantores do meu Boi”, completou.

Boi Manaus 2º dia - 24/10/2017

Cláudio Trindade, estudante de jornalismo, contou que não poderia ficar de fora das comemorações do aniversário de Manaus e aprovou a Ponta Negra como “point” da festa. “Tenho um blog voltado à Cultura do nosso Estado, que está iniciando, mas acompanho a maioria dos eventos que acontecem na capital. Terem escolhido um dos pontos turísticos mais visitados e bonitos da cidade só engrandece a festa”, disse.

Para a auxiliar administrativa Rosângela Dias, o segundo dia de Boi Manaus esquentou ainda mais o público ao reunir em vários trios o “duelo de cores”. Foi assim com Ricardo Lyra (vermelho) e Renato Freitas (azul); Tony Medeiros (vermelho) e Klinger Araújo (vermelho); e Israel (vermelho) e Júnior Paulain (azul). Com 20 anos de história no Boi Manaus, Israel se apresentou pela primeira vez ao lado do irmão na edição comemorativa do aniversário da cidade.

“Sou Caprichoso, mas gosto demais de ver esse duelo animado. Trago sempre a família pra participar, estamos adorando o evento”, concluiu Rosângela Dias.

Primeiro dia

Boi Manaus 1º dia - 23/10/2017

Na segunda-feira, 23/10, o aniversário da cidade teve 11 horas de celebração, das 17h30 às 4h, com um público de cerca de 70 mil pessoas. A festa iniciou no palco do Anfiteatro com os grupos de dança Kamayurá e Kuarup, passando pelo circuito de trios com 12 artistas que percorreram o trecho de 700 metros em cada apresentação. No encerramento, já na madrugada, os bumbás de Manaus, Garanhão, Boi Brilhante e Corre Campo fecharam a programação levando o colorido da cênica do auto do boi ao palco.

Agora, a expectativa é pelo resultado da Comissão de Avaliação que apontará os artistas que deverão se apresentar na edição do Boi Manaus do ano que vem. O resultado deverá sair em 30 dias.

Segurança

Boi Manaus 2017 - 2º dia - 24/10

Um total de 1.065 pessoas dos órgãos municipais e estaduais trabalharam na operação do Boi Manaus 2017. Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-AM), Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), além das secretarias Municipal e Estadual de Saúde (Semsa e Susam), Vigilância Sanitária, Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Secretaria Municipal de Abastecimento, Feiras e Mercados (Sempab), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e Segurança Privada estiveram em operação durante as 19h horas de programação.


Equipe Viva Manaus

X