Banda Alderia lança música para os 348 anos de Manaus

Em comemoração ao 348º aniversário de Manaus, a banda de rock alternativo Alderia lançou uma música em homenagem à capital amazonense. Intitulada “Manaus”, a canção foi a forma encontrada para parabenizar a cidade e destacar as qualidades que fazem dela uma cidade tão especial e única.

Segundo o vocalista e guitarrista da Alderia, Zé Cardoso, que escreveu a música, a canção é um retrato de sua vivência na capital. “Sou de Natal (RN), mas moro em Manaus há 12 anos. Eu, que vim de fora, tomei um tremendo susto com essa cidade robusta, cheia de indústrias e concreto e rodeada de uma das coisas mais impressionantes que existem no planeta Terra, que é a Floresta Amazônica”, explicou.

A música faz referência a diversos grupos e artistas da capital, como a banda Alaídenegão e o Clube da Madrugada, movimento artístico e literário amazonense da década de 50. Além disso, a canção busca ressaltar a cultura viva e única de Manaus, que é o resultado oportunizado por aqueles que fazem e amam a arte com muita luta e resistência.

O processo artístico da canção se deu ao longo desse tempo em que o vocalista mora na capital amazonense; as experiências foram se acumulando e, logo, as impressões se fixando. “Manaus é uma terra de antíteses e contrastes, rodeada de natureza e recheada de concreto. Uma cidade que pulsa arte e cultura, que tem artistas incríveis de todas as vertentes. Além do mais, a capital salta aos olhos pela unicidade de suas características e pelas pessoas que a fazem a cidade. Isso confere à cidade uma atmosfera única e isso se reflete também na música, como falado no trecho ‘meu amor por ti tem o gosto de uma das frutas que só brotam do seu quintal’”, ressaltou Zé Cardoso.

Além da música, a banda lançou ainda um lyric video (assista logo acima) e, até o início de dezembro, lançará um videoclipe gravado com vários outros artistas e bandas da cidade. “Essa foi a forma que encontramos de mostrar a força artística que Manaus possui, reafirmando a busca de tornar nossa cena ainda mais forte e concentrada, buscando assim ultrapassarmos as fronteiras locais”, afirmou Zé.

Sobre a banda 

A Alderia foi formada em 2016, pelos ex-integrantes das bandas amazonenses Luneta Mágica e Supercolisor, Diego Souza (vocal e guitarra) e Zé Cardoso (vocal e guitarra), respectivamente. Somam na banda Mauro Lima (contrabaixo) e Matheus Simões (bateria). 

As principais influências da Alderia são bandas clássicas como The Beatles, The Beach Boys, The Kinks, bandas internacionais mais recentes como Wilco, Radiohead, The National, Grizzly Bear e as nacionais como Os Mutantes, Secos e Molhados, Caetano Veloso e Gilberto Gil. 

Atualmente, a Alderia está em pré-produção do primeiro disco, que deve ser lançado em 2018. Além de ‘Manaus’, mais dois singles deverão ser lançados antes do álbum sair. Em 2017, a banda fará alguns shows na capital amazonense, como a abertura da apresentação da cantora Tiê e shows em festivais como NEMA e o SIM, em São Paulo.


Com informações de assessoria

X