Doze artistas são selecionados para Festival Até o Tucupi

Foto: Divulgação/Thaís Badu

Entre mais de cem trabalhos inscritos de todo o Brasil, doze artistas e bandas de diferentes estilos musicais, de Manaus e de outras cidades da região Norte, foram selecionados para participar da Mostra de Música que encerra o Festival Até o Tucupi 2017, no dia 25 de novembro, no Les Artistes Café Teatro.

Os artistas e bandas que farão o show de encerramento do festival vão de gêneros como o rap e o reggae até o indie rock, passando por influências clássicas da música brasileira. Os selecionados foram: Vapor, Coletivo 333, Lary Go & Strela, Thaís Badu (PA), Código de Rua MCs, Banda Gramophone, Ana Lu (RR), Victor Xamã, Cardíaco, Os Últimos (RO).

O festival recebeu durante um mês as inscrições de 105 trabalhos musicais, que foram analisados por um Conselho Curador, levando em conta critérios como qualidade artística e originalidade do material apresentado (composições, gravações, vídeos, atuação no cenário artístico). Além disso, equidade de gêneros, identidade e aspectos étnico-raciais também foram critérios levados em consideração, no intuito de oportunizar acesso à grande diversidade de manifestações musicais e culturais brasileiras.

O Festival Até o Tucupi acredita no potencial de difusão do que há de mais novo, criativo e diverso sendo produzido na música do Estado do Amazonas e do Brasil como um todo. As inscrições revelam novos cenários da música na própria cidade de Manaus (AM) e em outras cidades, transformando a Mostra numa plataforma para a apresentação de novos trabalhos e artistas em pleno desenvolvimento de suas carreiras, gerando intercâmbio entre esses e o público, que se renova a cada edição do Festival.

Na Mostra de Música, que não possui caráter competitivo, cada artista fará um show de 30 minutos, em apresentações intercaladas em dois palcos dispostos no Les Artistes Café Teatro, que também receberá espaço gastronômico. O evento tem início às 16h e se encerra às 22h, e ainda contará com atração nacional a ser divulgada. A entrada é gratuita.

Até o Tucupi

Comemorando dez anos de realização, o Festival Até o Tucupi volta a engrossar as reflexões sobre negritude e identidade e, sob o tema ‘Consciência Negra’, acontece de 20 a 25 de novembro. O Festival Até o Tucupi de Artes Integradas surgiu em 2007, com a proposta de colaborar para a reconfiguração da produção cultural brasileira que vem ocorrendo nos últimos anos.

A música, que sempre teve espaço de destaque no Festival, esse ano abre a fecha a programação. O Teatro Amazonas vai ser palco da abertura do festival, com o show ‘Personalidades Negras’, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Já a Mostra de Música encerra o festival, no dia 25 de novembro, no Les Artistes Café Teatro.

O Festival Até o Tucupi de Artes Integradas é realizado pelo Coletivo Difusão, e conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), e do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas (SEC).


Com informações de assessoria

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X