Cantoras negras abrem Festival Até o Tucupi 2017

Foto: Divulgação/Festival Até o Tucupi Inah Bastet (1)

Celebrando dez anos, o Festival Até o Tucupi de Artes Integradas apresenta o show “Personalidades Negras”, na abertura oficial do evento, com uma apresentação coletiva inédito com cantoras negras da cidade de Manaus. Elisa Maia, Jéssica Stephens, Karen Francis, Luciana Gorgonha, Inah Bastet, Vivian Gramophone, a dupla Lary Go & Strela e o grupo Baque Mulher Manaus, cantarão um repertório que reflete identidade, ancestralidade, auto-estima e empoderamento da mulher negra. O show acontece no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, no Teatro Amazonas, a partir das 20h e o acesso é gratuito.

O show “Personalidades Negras”, idealizado pelo Instituto Ganga Zumba, em parceria com o Coletivo Difusão, reuniu uma série de artistas negros da cidade de Manaus em 2014 e 2015, em shows na quadra da Escola de Samba Grande Família e Teatro Amazonas, respectivamente. Este ano, no entanto, o show foi idealizado pensando o protagonismo da mulher negra na música e nas artes.

Assim, vindas de variadas vertentes e vivências musicais, as cantoras apresentarão músicas que vão de composições próprias – Elisa Maia, com ‘Todo poder curativo’, Karen Francis, com ‘Canta passarinho’ e a dupla de rap Lary Go & Strela, com ‘Ela é gata’ -, a músicas que falam de ancestralidade e identidade negra, com as escolhas das cantoras Inah Bastet, Vívian Gramophone, Jéssica Stephens e Luciana Gorgonha, e canções do roraimense Eliakin Rufino, Caetano Veloso, Jorge Benjor e Daniela Mercury. O show ainda terá momentos em que as artistas cantarão juntas.

Festival Até o Tucupi

O Festival Até o Tucupi acontece de 20 a 25 de novembro, “engrossando o caldo” de reflexões sobre negritude e identidade, sob o tema ‘Consciência Negra’. Surgido em 2007, o festival tem a proposta de colaborar com a reconfiguração da produção cultural brasileira que vem ocorrendo nos últimos anos, com a participação da sociedade civil e dos mobilizadores culturais espalhados pelo país, passando pela cultura digital, associações e coletivos culturais, até a música e festivais.

A música, que sempre teve espaço de destaque no Festival, este ano abre a fecha a programação. Além da abertura com o show “Personalidades Negras”, a programação contará com a Mostra de Música, encerrando o festival, no dia 25 de novembro, no Les Artistes Café Teatro.

O Festival Até o Tucupi de Artes Integradas é realizado pelo Coletivo Difusão, e conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), e do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas (SEC). A edição comemorativa de 10 anos do Festival Até o Tucupi integra a programação da Semana de Juventude de Manaus 2017.


Com informações de assessoria

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X