Mostra do Cinema Amazonense inicia nesta quinta

Foto: Ingrid Anne/Manauscult Manaus, 29/11/2017. Coletiva de Imprensa sobre a III Mostra do Cinema Amazonense. Foto: Ingrid Anne/Manauscult

Iniciando sua programação, a III Mostra do Cinema Amazonense exibe nesta quinta-feira, 30/11, no Les Artistes Café Teatro, o filme “A Selva”, dirigido pelo escritor Márcio Souza. Após a exibição do filme, que é um dos clássicos da produção local, haverá um bate-papo com o diretor. A programação gratuita inicia às 19h e conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Carlos Barbosa, um dos organizadores da mostra, ressaltou que serão quatro dias de evento, com exibições de filmes, debates e reuniões. Entre 30/11 (quinta-feira) e 02/12 (domingo), das 19h às 22h, serão exibidos de seis a oito filmes, entre produções amazonenses e do Norte do país, além do seminário sobre Prestação de Contas na sexta-feira, 1/12, ministrado por Maurício Bortoloti, da Agência Nacional de Cinema (Ancine), das 14h às 18h.

“O seminário é dedicado aos produtores, contadores, realizadores e afins que desejam aprender ou tirar dúvidas sobre esse processo de prestação de contas, que é bastante complicado. A programação segue no sábado com reuniões e no domingo, finalizando a Mostra, serão exibidos filmes, debates e ocorrerá a entrega do Troféu Turenko Beça para o melhor filme eleito”, mencionou Carlos Barbosa.

O diretor de Cultura da Manauscult, Márcio Braz, destacou a mostra como uma forma de mostrar as produções realizadas no Amazonas e nos estados vizinhos,e destacou a participação do público durante os dias do evento.

“É com satisfação que a Manauscult vem apoiar a terceira edição da mostra, que não é só um espaço para exibição de filmes, mas também um espaço para o encontro de artistas, para discussão sobre a produção do audiovisual local e do Norte do País. Espero que o público venha assistir para ter um pouco do conhecimento do que se produz na Amazônia e como a gente se vê e se reflete quanto ao cinema”.

Já o convidado para a abertura da Mostra, Márcio Souza, falou sobre a importância desses encontros para discutir as produções.

“O que é mais importante dessa mostra é ter um grupo de jovens interessados em cinema, pois houve um hiato, entre uma geração e outra, mas hoje há estudiosos, pessoas interessadas em conhecer a história. Eu me lembro que tinha gente que fazia vídeos há alguns anos atrás, mas não tinha uma produção com qualidade. Eles desconheciam a história do cinema, mas a Mostra é uma prova de que há um grupo importante e grande interessados em cinema, não apenas em assistir, mas também em produzir.

Evento

Criada em 2015, a Mostra do Cinema Amazonense é organizada pela própria classe artística local, a partir do Fórum do Audiovisual, e tornou-se o principal espaço para diretores, atores e produtores do Estado apresentarem seus projetos e debaterem o rumo do setor. Este ano, a Mostra conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult.

A programação acontece de 30 de novembro a 3 de dezembro, no Les Artistes Café Teatro, sempre a partir das 19h, com exibições de filmes locais e debates. A entrada é gratuita.


Mônica Figueiredo
Equipe Viva Manaus

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X