Mostra do Cinema Amazonense exibe produções locais

Foto: David Batista/Manauscult

Depois de abertura com a exibição de “A Selva”, filme do escritor Márcio Souza, na noite desta sexta-feira, 30/11, no Les Artistes Café Teatro, Centro, a Mostra do Cinema Amazonense continua sua programação diária até o próximo domingo, 3/12. No total, vinte curtas-metragens do Amazonas e de outros Estados da região Norte serão exibidos até o encerramento da mostra, que também vai contar com premiação popular.

A noite de abertura contou com a presença do próprio Márcio Souza, diretor do filme, e do professor Gustavo Soranz, que mediou o bate-papo com o público sobre a obra depois da exibição. A iniciativa de apresentar a produção local contemporânea foi elogiada pelos convidados.

“A Mostra é um espaço de concentração, importante por trazer as pessoas para esse momento coletivo. Afinal, os filmes que são produzidos aqui precisam ser vistos, e é isso que essa iniciativa contempla. Uma cultura cinematográfica vai além de fazer os filmes, e para isso é importante conhecer o que está sendo feito”, afirmou Gustavo.

Também presente na noite de abertura, o vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), José Cardoso, também destacou a importância do evento para a cena local. “Estamos muito felizes de poder receber a Mostra pela primeira vez aqui no Café Teatro. É uma ação não só de divulgação das produções amazonenses, mas também de fomento ao cenário audiovisual local”, ressaltou.

Entre os curtas que serão exibidos nos próximos dias, há gêneros como documentário, drama, comédia e até animação. Em todas as noites, depois da exibição dos filmes, também haverá debate com os realizadores, mediado pelo jornalista e crítico de cinema Caio Pimenta e pela realizadora Izis Negreiros. O público também poderá participar votando em seus filmes favoritos – o curta mais votado levará um prêmio especial feito pelo artista plástico Turenko Beça.

A programação completa da Mostra do Cinema Amazonense está disponível logo a seguir, e também no site www.cineset.com.br As sessões vão sempre das 19h às 22h, com entrada gratuita.

Mostra do Cinema Amazonense

Criada em 2015, a Mostra do Cinema Amazonense é um evento organizado pela própria classe local, a partir do Fórum do Audiovisual, com o objetivo de reunir diretores, atores e produtores do Estado para apresentarem seus novos projetos e debaterem o rumo do setor. Este ano, o evento conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Serviço

O quê: 3ª Mostra do Cinema Amazonense

Quando: até 3/12

Horário: das 19h às 22h

Onde: Les Artistes Café Teatro – avenida Sete de Setembro, 377, Centro

Quanto: Entrada Gratuita

 

Programação:

01/12 (sexta)

Mostra Amazonas:

“Oscarino & Peteleco”, de Anderson Mendes

“Amor ao Próximo”, de Jairo Freitas

“Uma das Noites”, de Adanilo

“Ruas de Rio”, de Jimmy Christian

“Personas”, de Daniella Coriolano e Rômulo Sousa

Mostra Norte:

“Apoio Cultural”, de Juliane Almeida (Tocantins)

“Guariterêbenguela”, de Chicão Santos (Rondônia)

02/12 (sábado)

Mostra Amazonas:

“Morcego de Rua”, de Ricardo Manjaro

“Leco”, de Augustto Gomes

“Máquina”, de Davi Penafort

“Maria”, de Elen Linth

Mostra Norte:

“Encantes”, de Cassandra Oliveira (Amapá)

“Serenkato”, de Cláudio Lâvor (Roraima)

03/12 (domingo)

Mostra Amazonas:

“Mundo de Papel”, de Dheik Praia

“Incertezas da Cidade Grande”, de Dheik Praia

“Folhas Brancas”, de Matheus Mota

“The Wild Rose”, de Deborah Haven

“Purãga Pesika”, de César Nogueira e Selma Bustamante

Mostra Norte:

“O Caminho das Pedras”, de Fernando Segtowick e Alexandre Nogueira (Pará)

“Metempsicose”, de Ítalo Rocha e Marcelo Zuza (Acre)


Gabriel Oliveira
Equipe Viva Manaus

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X