Prefeito Arthur Neto assina termo de posse do Museu do Porto

Foto: Ingrid Anne/Manauscult

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2002, o Museu do Porto passará a integrar o projeto de ressignificação do Centro Histórico de Manaus. Nesta terça-feira, 12/12, às 15h, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto assina o termo de posse do importante prédio histórico, durante solenidade que será realizada dentro do próprio museu, na rua Governador Vitório com Vivaldo Lima, nº 610, Centro.

Na ocasião, também estarão presentes o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula; o superintendente do Patrimônio da União no Amazonas (SPU), Alessandro Cohen; o procurador da República no Amazonas (MPF), Leonardo de Faria Galiano; e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Amazonas (Iphan-AM), Karla Bitar.  

A cessão do prédio foi um pedido da prefeitura à Superintendência do Patrimônio da União (SPU), intermediado pelo Ministério Público Federal (MPF), em função da importância e do valor histórico do Museu do Porto no contexto geográfico onde ele está inserido.

Centro Histórico

Dentro do projeto requalificação do Centro Histórico de Manaus, a prefeitura já trabalha para restaurar e resgatar importantes ícone da história da capital, como o Paço da Liberdade, que vai se tornar o Museu da Cidade a partir do ano que vem; as duas casas mais antigas da cidade de Manaus, denominadas casas 69 e 77, cujas obras serão entregues em 2018, e o Casarão de São Vicente, também na rua Bernardo Ramos e que já conta com recursos alocados; além do Les Atistes Café Teatro.  

Compõem, ainda, o plano estratégico municipal para o Centro Histórico da cidade, a Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, as praças Adalberto Valle e Tenreiro Aranha, além dos antigos prédios do Hotel Cassina (Cabaré Chinelo) e da Câmara Municipal.

Iniciada em 2013, a retomada da prefeitura no resgate do Centro Histórico de Manaus foi responsável por reabrir o Mercado Municipal Adolpho Lisboa e requalificar a avenida Eduardo Ribeiro e a Praça XV de Novembro (Matriz). A construção das Galerias Populares também são frutos dessa proposta.

SERVIÇO

O que: Cerimônia de assinatura do Termo de Posse do Museu do Porto

Quando: Terça-feira, 12 de dezembro, às 15h

Onde: Museu do Porto, na rua Governador Vitório com Vival Lima, nº 610 – Centro Histórico

X