Cine Set abre inscrições para oficina de crítica de cinema

Foto: Michael Dantas/SEC Camila-Henriques-FOTO-Michael-Dantas-SEC-4-749x500

O Cine Set está com inscrições abertas e gratuitas para a oficina “Outro olhar: oficina de crítica cinematográfica para mulheres”. A atividade será realizada no dia 27 de janeiro, das 14h às 17h, no Palácio da Justiça, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, Centro. As integrantes do Cine Set e do coletivo nacional Elviras, Camila Henriques e Susy Freitas, serão as facilitadoras do evento, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, através do programa Espaço Aberto.

Inscrições

Basta preencher o formulário de inscrição online, disponibilizado pelo site neste link, e pronto: sua matrícula estará confirmada, dentro do limite de participantes. Serão 20 vagas, com prioridade para as inscrições de mulheres, público-alvo da oficina. O curso pode ser feito por pessoas a partir de 14 anos.

Conteúdo

O roteiro da atividade terá três momentos: no primeiro, serão apresentados os conceitos e caracterizações da crítica cinematográfica, tais como a diferenciação entre crítica, opinião e análise fílmica, a diferença entre o espectador comum e o espectador que pretende escrever uma crítica, além dos passos para a produção desta.

Num segundo momento, a proposta apresenta um embasamento básico sobre os estudos de representação da mulher no cinema. Teóricas como Laura Mulvey, E. Ann Kaplan e Molly Haskel terão seus trabalhos apresentadas aos participantes, dentre outras autoras que entrelaçam os estudos de gênero e cinema. Nesse contexto, também serão apresentados marcos do cinema promovidos por mulheres, tais como o pioneirismo de figuras como Alice Guy-Blaché, Lois Weber, Ida Lupino etc.

No terceiro e último momento da oficina, as participantes assistem e analisam um curta dirigido por uma mulher. Um breve debate sobre a obra e a produção posterior de um texto entre 30 e 50 linhas, a ser avaliado pelas ministrantes da oficina, finaliza a atividade.

Facilitadoras

Camila Henriques é graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte). É editora multimídia do portal de notícias G1 Amazonas. É integrante da equipe do site Cine Set, onde produz críticas cinematográficas e artigos sobre a Sétima Arte em geral. Também é membro das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.

Susy Freitas é graduada em Letras – Língua Inglesa e Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). É mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM/Ufam). Atua como professora na Faculdade DeVry Martha Falcão. Escreve críticas cinematográficas no site Cine Set, sendo ainda membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e das Elviras.


via Cine Set

X