Programação do Cine Casarão tem estreia nacional esta semana

Foto: Divulgação

De 17 a 21 de janeiro (quinta a domingo), o Casarão de Ideias apresenta uma grade especial de filmes nas exibições do Cine Casarão, com direito à estreia nacional do longa “Pela Janela”, de Caroline Leone, na sexta-feira, 19.

Na quinta-feira, 18, o documentário “Taego Ãwa”, dirigido por Marcela e Henrique Borela, será exibido na sessão das 16h e ganhará reexibição na sexta-feira, 19, e no sábado, 20, sempre no mesmo horário. O filme foi lançado em 2016 e premiado no FICA e em outros festivais, o filme. Já às 18h30, o longa “Martírio”, do diretor Vincent Carelli, retrata a violência sofrida pelos Guarani-Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil nos dias de hoje e que habita as terras do Centro-Oeste brasileiro.

A estreia nacional será o drama “Pela Janela”, na sexta-feira, 19, às 18h30, e sábado, 20, às 20h30. O filme conta a histórias de Rosália, que é uma operária de 65 anos. Ela dedicou a vida ao trabalho em um fábrica de reatores da periferia de São Paulo. Após ser demitida , fica deprimida e é consolada pelo irmão José, que resolve levá-la a Buenos Aires em uma viagem de carro. Em determinado momento da viagem, ela resolve comprar uma panela de pressão que carrega por boa parte do filme.

Em seguida, na sessão das 20h30, o Cine Casarão exibe o filme “Gaga: O Amor pela Dança” (2015), com reexibição no sábado, 20, às 18h30. O longa conta a história de Ohad Naharin, um renomado coreógrafo e diretor artístico da Companhia de Dança Batsheva, de Israel. Ele foi um dos mais importantes, inovadores e produtivos coreógrafos do mundo, que redefiniu a linguagem da dança contemporânea. O documentário é uma imersão no processo criativo da companhia por trás de suas apresentações únicas e um olhar sobre a fascinante história do artista de 60 anos de idade, também conhecido como Mr. Gaga.

Domingo no Cinema

Durante esta semana, continua em cartaz no Cine Casarão o filme “Bruxarias”, com sessão às 17h. A animação conta a história da pequena Malva, que não tinha muita vocação para ajudar a vovó no preparo de produtos medicinais. Ela é uma menina de 10 anos que gosta de explorar novas situações.

Enquanto a senhora dotada de dons curandeiros vende seus produtos em feirinhas caseiras, Malva procura por fortes emoções – típico de uma garota que está abandonando a infância para entrar na adolescência -, e acaba encontrando.

A animação foi produzida na Espanha e dirigida por Virginia Curiá. “Bruxarias” mostra como uma menina descobre poderes ancestrais, ao mesmo tempo em que aprende a valorizar saberes de gerações anteriores a sua.

Outro filme que ganha sessão “bis” será o documentário “Divinas Divas”, longa que reúne artistas que produziram o espetáculo icônico (e homônimo) no Teatro Rival na década 1970. O filme também foi a última aparição de Rogéria no cinema e marcou a estreia do “Cine Casarão”.

O documentário foi dirigido por Leandra Leal e reuniu Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujika de Holliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios. O longa “Divinas Divas” foi agraciado com o prêmio do júri no festival americano de SXSW e o de Melhor Documentário no Festival do Rio 2016.

Serviço

O quê: Cine Casarão
Onde: Casarão de Idéias (rua Barroso, 279, Centro)
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia para estudantes, idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais)

Filmes em exibição:

TAEGO AWA
Brasil ǀ Livre ǀ Documentário ǀ 1h15m
18, 19 e 20 de janeiro (quinta, sexta e sábado) – 16h

MARTÍRIO
Brasil ǀ 12 anos ǀ Documentário ǀ 2h40m
18 de janeiro (quinta) – 18h30

PELA JANELA
Brasil ǀ Drama ǀ 1h27m
19 de janeiro, às 18h30, e 20 de janeiro, às 20h30

GAGA: O AMOR PELA DANÇA
Israel, Suécia, Alemanha ǀ Documentário ǀ 1h43m
19 de janeiro, às 20h30, e 20 de janeiro, às 18h30

BRUXARIAS
Espanha ǀ Livre ǀ Animação ǀ 1h18m
21 de janeiro (domingo) – 17h

DIVINAS DIVAS
Brasil ǀ Documentário | 1h50m
21 de janeiro (domingo) – 19h


via Casarão de Ideias

X