Carnaval toma as ruas das zonas Oeste e Centro-Oeste

Foto: Ingrid Anne/Manauscult Manaus, 19/02/2017. Bhanda da Bhaixa da Hégua. Foto: Ingrid Anne/Manauscult

O fim de semana vai ser de folia nas zonas Oeste e Centro-Oeste de Manaus. No sábado, 27/1, a 12ª Banda do Tracajá comandará o ritmo no Conjunto Belvedere 2, no Planalto, Centro-Oeste. Já no domingo, 28/1, será a vez da Banda do Galhardo sair às ruas do São Jorge, na zona Oeste. Os eventos são gratuitos e contam com o apoio da Prefeitura de Manaus.

A Associação dos Moradores dos Conjuntos Belvedere, Campos Elíseos e Flamanal promove a Banda do Tracajá. De acordo com Fabiano Castro, um dos coordenadores do evento, a banda já é considerada o principal evento cultural do bairro Planalto e adjacências.

“A banda foi fundada em 2001, para proporcionar aos moradores da região Centro-Oeste lazer, entretenimento e interação na comunidade”, explicou o coordenador.

Entre as atrações deste ano estão Getúlio, Seu Teclado Mágico e Meninos, das 18h às 20h; Batucada Moleques do Morro, das 20h às 22h e DC e Banda, a partir das 22h.

No bairro São Jorge, a folia está garantida com a Banda do Galhardo. Animando o público estarão as bandas Curte Samba, Forró na Pegada, Frutos do Pagode e Forró do Safadão, a partir das 15h. Este é o sexto ano que a banda é realizada no bairro.

“É uma alegria imensa. A comunidade nos recebe de braços abertos, e tudo isso surgiu a partir de uma brincadeira do time de futebol. Sempre que íamos jogar, eu ficava de fora. Só me chamavam para formar time. Até que um dia eu entrei e fiz um gol. Meus amigos gritaram ‘Gol do Galhardo’ e daí pegou. Até hoje me chamam de Galhardo. A partir disso, começamos a reunir os amigos no Carnaval, até resultar na banda, que se oficializou mesmo em 2013, quando recebemos o apoio dos órgãos públicos”, contou Antônio Silva, o Galhardo.

Ainda neste fim de semana ocorrerão as bandas da Chiquita (Centro), do Boteco Ideal (zona Sul), do Jangadeiro (Centro), LGBT na Folia (Centro) e Vitória do Morro F.C. da Praça 14 (Sul).

Ao todo, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), apoia cem bandas e blocos e rua, contemplados por meio de edital. A programação completa pode ser acessada aqui no site.


Mônica Figueiredo
Equipe Viva Manaus

X