Bandas de rua animam o Domingo Gordo de Carnaval

Foto: Ingrid Anne/Manauscult Carnaval de Educandos 2018 - Ingrid Anne

Da zona Sul à zona Norte, o Domingo Gordo do Carnaval de Manaus, neste dia 11/2, teve animação de sobra para ninguém ficar parado: as comunidades se reuniram para curtir a folia perto de casa, organizando suas próprias festas, em 19 bandas e blocos de rua espalhados pela cidade. Os eventos contam com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Na zona Sul, muito axé comandou uma das mais antigas e movimentadas festas, o Carnaval de Educandos, em seu segundo dia de atrações. Com o tema “Amarelinho, porta aberta para o mundo”, a festa reuniu uma multidão ao longo da Rua Inocêncio de Araújo, próximo ao Amarelinho. O evento continua ainda por mais dois dias, 12 e 13, sempre a partir das 17h, com a expectativa de pelo menos 70 mil foliões nos quatro dias de festa.

Fantasiada de Branca de Neve e acompanhada das amigas, a estudante Mariana Jorge foi uma das brincantes que passou por lá. “Moro aqui perto, na Santa Luzia, então resolvi vir com minhas amigas para a gente curtir a festa. Tá tudo muito animado e o local é acessível, então aprovei”, afirmou.

Banda Galo do Educandos 11/02/2018

Oeste e Centro-Oeste

Já na zona Centro-Oeste da cidade, no bairro da Alvorada, a Banda do Joatan comemorou sua 19ª edição com um time de atrações de diversos ritmos: Forrozão do Safadão, Banda Impakto, Frutos do Pagode e Banda Kiss apresentaram seus shows para a comunidade, levando até o próprio público para participar de um campeonato de dança em cima do palco.

O presidente do bloco e da recém-criada Associação de Bandas e Blocos de Manaus, Joatan da Silva, estava feliz com o resultado. “A cada ano, nós crescemos mais, com o objetivo de levar para a nossa comunidade aqui do Alvorada lazer e diversão. Com o Carnaval, eu procuro sempre trazer muitas pessoas para curtir e tirar o estresse da cabeça. Por isso, até às 23h, a gente segue com a banda, com muita segurança e diversão. Esperamos uma média de 8 mil pessoas até o final”, contou.

Banda do Joatan 11/02/2018

Quase com o mesmo tempo de existência, a Banda do Pimentão também comemorou seus 18 anos de folia no bairro do São Jorge, na zona Oeste. A banda, que nasceu da história inusitada de um grupo de amigos que ficou no prego em um cadete verde, contou também com diversas atrações musicais e até um momento especial de passagem de faixa da rainha do Pimentão do ano passado, Laura Cruz, para Vitória Fermin, vencedora de votação online feita com a comunidade.

Banda do Pimentão 11/02/2018

Centro-Sul

Na zona Centro-Sul, o clima familiar tomou conta da Banda do Mano, que festeja sempre o Domingo Gordo de Carnaval desde 1990, na Rua Brasil, no bairro Nossa Senhora das Graças. Familiares e amigos de todas as idades, desde crianças a idosos, dançaram ao som de marchinhas de Carnaval e atrações como os grupos Amigos do Som, Joyce e Banda, a orquestra de metais Frevo Amazonas e a Bateria Show da Banda do Mano, formada por 40 ritmistas da própria comunidade.

“Este ano veio mais gente que ano passado, pois, com o apoio que a gente teve da Prefeitura, a banda conseguiu crescer. Ano passado, fizemos o evento na cara e na coragem, mas agora nós conseguimos um público maior, com segurança, com todas nossas documentações em dia, por conta de toda a orientação cuidadosa que tivemos. Estou muito feliz”, destacou uma das organizadoras da festa, Cristina Ribeiro.

Acompanhada do marido e de amigas, a dona de casa e foliã Marta Soares dançou empolgada ao som dos metais. “É uma banda em que eu me sinto à vontade para pular Carnaval, com músicas que eu gosto”, contou.

Banda do Mano 11/02/2018

Programação

Em todas as zonas da cidade, o Carnaval de Manaus também teve os festejos garantidos com as bandas do Cajual, Pepety, Getúlio, Assombrados, Alho, Infiéis, Vovó Judith, Feijão, JT, Jovens Livres da Cachoeirinha, Fura Olho São Francisco, Apertadas, Amigos do Bá, Duquesas da 14, além do Encontro Maranatha, voltado ao público gospel.

No total, cem bandas e blocos de Carnaval de rua recebem apoio da Prefeitura de Manaus, contempladas por meio de edital. Até o fim do feriadão de Carnaval, 55 delas terão passado pelas ruas da cidade. As bandas vão até 23h e têm entrada gratuita, e a programação completa você encontra aqui.


Gabriel Oliveira
Equipe Viva Manaus

X