Folia toma conta da Segunda-feira Gorda de Carnaval

Foto: David Batista/Manauscult Carnaval 2018

Dando continuidade aos festejos do Carnaval de Manaus 2018, bandas e blocos de rua levaram diversão à população nesta Segunda-feira Gorda, 12/2, em diversas zonas da cidade. As bandas são realizadas pelas próprias comunidades e contam com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Uma das atrações desta segunda-feira, a Banda dos Fofos, no Petrópolis, zona Sul, tem a tradição de reunir moradores antigos do bairro para a folia há mais de uma década.

O apresentador de palco Carlos Alberto de Paula, que participa da banda há 12 anos, ressaltou a força da comunidade para realizar o evento. “Os moradores todos os anos se unem para atender a nossa festa, que conta também com sorteio de brindes para as crianças que participam do concurso de fantasias infantil”, destacou.

Para a empresária Kássia Regina, a banda é uma forma de reunir vizinhos e familiares, e é um evento que ela e família esperam o ano todo.

“Como eu morei e passei maior parte da minha vida aqui, participo há 18 anos da festa. O beco, que era apontado como ‘Beco da Fofoca’, ganhou essa festa tradicional, e o nome ‘Banda dos Fofos’ vem daí”, contou. “Sempre venho visitar minha mãe para participar da banda, agora acompanhada das minhas filhas. Estou muito feliz de poder manter essa tradição com a minha família”.

Outras zonas

No São Jorge, na zona Oeste, a Banda das Cabritas apresentou até um convidado especial, o humorista nordestino Zé da Paraíba, que levou muita irreverência ao apresentar o concurso tradicional dos transformistas do bairro.

“Estamos todos felizes com a participação do Zé da Paraíba, que, além de ser uma excelente pessoa, somou com doses de alegria e humor à nossa festa”, elogiou o apresentador, Pyter Radikal.

A festa contou também com concurso com premiações e brindes para os participantes, além de muito axé com a participação da Pororoca Atômica.

Enquanto isso, na Banda Amigos da Onça, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, há 18 anos os moradores se reúnem para brincar o Carnaval no local conhecido como “Boca da Onça”.

“A banda, que sempre é esperada por todos, tem a cultura de sempre contar a história do bairro”, contou o organizador do evento, Geraldo Nunes. “Deixo como mensagem para os foliões que brinquem com responsabilidade e tenham todos um excelente Carnaval”.

Já a Banda do Gigante, no São José, zona Leste, já tem a expectativa de reunir pelo menos cinco mil pessoas todos os anos. Este ano, o evento levou como tema “Não à Violência”, revezando as atrações musicais com mensagens sobre segurança nos intervalos. Marchinhas e bandas de axé comandaram a noite, que também contou com a presença da Rainha da Banda e a Rainha Gay.

A programação de bandas e blocos de rua continua até o início de março, com o total de cem eventos carnavalescos sendo realizados pelas ruas da cidade com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A agenda completa de Carnaval pode ser conferida aqui.


Ingrid Sanzi
Equipe Viva Manaus

X