Brasileiros podem participar de disputa de dança na Turquia

Foto: Divulgação/Golden Karagöz

Entre 7 e 12 de julho de 2018, realiza-se a 32ª Competição Internacional de Dança Folclórica Golden Karagöz, em Bursa, na Turquia. As inscrições estão abertas a grupos de todo o mundo, inclusive o Brasil, até 1º de março.

O festival, que congrega 25 países, é organizado sob a supervisão do Ministério da Cultura e Turismo da República da Turquia, com o apoio da Prefeitura da cidade sede e da Fundação de Cultura, Arte e Turismo de Bursa (BKSTV). Grupos e associações de danças folclóricas sediadas no Brasil estão convidadas a participar do festival. As despesas de hospedagem, refeições e viagens domésticas dos grupos em Bursa serão pagas pelo comitê organizador. Para participar, é preciso enviar o material citado abaixo.

Cada grupo deve ser composto de até 35 participantes, incluído diretor, músicos e motoristas, incluindo entre 10 e 24 dançarinos, com no mínimo 16 anos de idade. O idioma a ser utilizado no Festival é o inglês e, portanto, cada conjunto deve incluir alguém que fale a língua.

O objetivo da Competição Internacional de Dança Folclórica Golden Karagöz é promover o relacionamento entre os diversos países participantes; incentivar os povos dessas nações à ideia de paz e amizade mundiais, através do encontro de culturas e do compartilhamento de seus valores – da Organização Internacional para a Arte Folclórica (IOV) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura Unesco, das quais faz parte a BKSTV. “Dessa forma, gostaríamos de dar uma contribuição significativa à ideia da paz e amizade mundiais”, diz o convite oficial do Consulado Geral do Brasil em Istambul.

Como participar

O grupo que pretenda participar deverá preencher (em inglês) o formulário disponibilizado no site da Funarte e enviá-lo até o dia 1º de março de 2018. Também devem ser anexadas fotografias do grupo, vídeos (CD/DVD ou link de página na web) e informações em texto sobre o conjunto; e uma lista dos membros do grupo, com detalhes (sexo, idade, profissão, número de passaporte, etc.). Os números de telefone e fax (incluindo o código de área internacional com formato de chamada de telefone internacional). “Os endereços de e-mail e do site devem ser claramente escritos”, o texto do formulário – frisando que toda a correspondência deve estar em inglês. A lista de nomes pode ser atualizada até o dia 10 de junho, no máximo.

Convite a grupos brasileiros

O Consulado Geral do Brasil em Istambul solicita ainda à comunidade de dança do Brasil contatos de indicações de grupos de dança folclórica que eventualmente possam participar do evento. Além disso, pede a cada grupo participante que doe um traje de dança folclórica, que será exibido no “Museu dos Festivais de Bursa”, sob o nome do respectivo grupo.

Ao encaminhar o convite, o Consulado-Geral do Brasil em Istambul pretende incentivar a participação internacional no evento. “Cremos que a participação de grupos do seu país em nosso festival contribuirá enormemente para fomentar a amizade entre nossos países”, diz o Secretário-Geral do Consulado, Ahmet Ö. Erdönmez.


Com informações da Funarte

X