Exposição ‘Eco Art’ reúne obras nacionais e internacionais

Foto: Michael Dantas/SEC

O Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, inaugura a exposição “Eco Art” nesta sexta-feira (2/3), a partir das 9h. O evento, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), tem entrada gratuita e conta com 25 serigrafias assinadas por artistas nacionais e internacionais com o tema meio ambiente.

De acordo com a diretora de Museus da SEC, Cleia Viana, as peças têm uma ligação histórica com a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ficou conhecida como Eco 92, realizada no Rio de Janeiro.

“À época da conferência, a companhia Bozano chamou artistas para realizarem uma exposição relativa ao tema. Dessa exposição, foram selecionados 25 artistas para fazer reproduções das obras em serigrafias”, conta Cleia. “As serigrafias foram produzidas em várias séries que foram distribuídas em museus e universidades do País. A nossa estava armazenada e agora é montada pela primeira vez para exposição”.

As obras têm assinatura de artistas venezuelanos, chilenos, argentinos, brasileiros e de outros países. Nomes como a artista plástica japonesa Tomie Ohtake (1913-2015), considerada um dos principais nomes do abstracionismo informal, fazem parte da “Eco Art”. Além de Tomie, nomes como Beatriz Milhazes, brasileira de destaque no cenário contemporâneo; o pintor peruano Fernando de Szyszlo (1925- 2017),  expoente principal da abstração no Peru; e o pintor e desenhista Shiro Tanaka também estão no conjunto exposto no Palacete Provincial.

“O visitante do Palacete vai poder conhecer diversos artistas de renome concentrados em uma única exposição. Ainda não há uma previsão para desmontar a mostra no Palacete e a visita será gratuita até o final”, destaca Cleia.

Serviço

O quê: Exposição Eco Art
Quando: Inauguração no dia 2/3 (sexta), às 9h – Aberta para visitação todos os dias, das 9h às 14h
Onde: Palacete Provincial  – Praça Heliodoro Balbi, Centro
Quanto: Gratuito


Com informações via SEC/AM

X