“Caconvida” aborda cotidiano de Manaus através do circo

Foto: Felipe Maya Jatobá/Divulgação

No próximo dia 10, acontece a primeira edição do evento “Caconvida”, da companhia teatral Cacompanhia, no Teatro da Instalação, Centro. Trazendo a linguagem do circo, o evento marca o relançamento da companhia, fundada ano passado em Manaus, dirigida pelo artista Jean Palladino, e contemplada com o Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2017 da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

A mostra contará com dois espetáculos: a peça de clown “La Mamá” e o já conhecido “Clowntidiano”. A primeira aborda a história de uma moradora de rua que conhece dois irmãos venezuelanos refugiados em Manaus. A narrativa gira em torno da vontade dos irmãos em remontar o antigo circo da família, que acabara logo após a morte da matriarca. “La Mamá” traz posições críticas em um tom cômico e poético sobre a imigração de refugiados venezuelanos para a região Norte e a situação dos moradores de rua presente em grandes capitais, como Manaus.

O elenco é composto pela atriz amazonense Dany Lima e pelos artistas venezuelanos José Arenas e Teffy Rojas, que trarão falas em espanhol e técnicas circenses ao espetáculo. A direção é de Jean Palladino e Richard Harts.

Já “Clowntidiano”, agora em sua nova versão, trará uma proposta caricata da realidade manauara. O espetáculo surgiu de um projeto de pesquisa e intervenção urbana do artista Jean Palladino, que em 2013 propôs a imersão dos palhaços em ambientes comuns da cidade, como praças e ônibus. A dramaturgia brinca com os costumes locais, o não-pertencimento das pessoas com a região, além de satirizar a visão fetichista que muitos turistas e estrangeiros têm da Amazônia.

Compõem o elenco os artistas Klindson Cruz, Karine Magalhães, Elton Barbosa, Stephane Bacelar e Yago Reis. A direção é de Jean Palladino e assistência de Richard Harts.

O evento “Caconvida” também conta com apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas (SEC), através do edital de ocupação artística Espaço Aberto, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Companhia Teatral Ateliê 23.

O evento começa às 17h, e também serão apresentadas ao público as atividades para os próximos meses, que incluem a montagem do terceiro espetáculo da trupe e circulação do primeiro trabalho da companhia pela zona Rural da capital. A entrada é gratuita.

Cacompanhia

Fundada em fevereiro de 2017, a Cacompanhia de Artes Cênicas atua na produção de espetáculos teatrais e na pesquisa de outros segmentos das artes cênicas, como circo, dança e performance. Possui como ponto de
partida a linguagem do palhaço tanto como proposta poética como um estudo para o ator.

Reunindo artistas de experiências diversas na cidade de Manaus e em diálogos permanentes com outros estados do Brasil, esse centro de produção busca fazer-se presente na cena artístico-cultural brasileira, a partir de sua composição e da disposição dos seus projetos de atuação. No seu primeiro ano, a Cacompanhia já foi  contemplada com o prêmio Conexões Culturais 2017, por meio da Manauscult, com o projeto “Clowntidiano – Para além do urbano”.

Serviço

O quê: “Caconvida”, da Cacompanhia
Quando: 10/3 (sábado), às 17h
Onde: Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, s/n – Centro
Quanto: Gratuito
Informações: (92) 98265-0946


Equipe Viva Manaus (com informações de assessoria)

X