Google lança página dedicada à Arte Contemporânea

Foto: Reprodução/Internet Google Arts & Culture

Com 6 milhões de arquivos disponibilizados, o projeto Google Arts and Culture, plataforma digital de artes criada pela Google em 2011, ganhou este mês uma página dedicada exclusivamente à arte contemporânea. Na página, estão acessíveis as coleções de 51 instituições culturais ao redor mundo, entre as quais 15 são brasileiras, como o Museu Nacional de Belas Artes (RJ), o Museu de Arte Moderna (SP), o Instituto Tomie Ohtake (SP), a Fundação Iberê Camargo (RS) e os centros culturais do Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

Entre os arquivos disponíveis estão imagens gratuitas para visualização, incluindo recursos de vídeos em 360º, experiências em realidade virtual e tours no Street View. Muitas das obras, inclusive, foram captadas pela Art Camera – uma câmera fotográfica desenvolvida pelo Google capaz de registrar imagens em gigapixels, permitindo a observação de mínimos detalhes.

O conteúdo da página é dividido entre as principais perguntas a serem respondidas em relação ao acervo disponibilizado de arte contemporânea: Quem? (sobre os artistas); O quê? (sobre as obras e exposições); Onde? (sobre galerias e instituições); Como? (sobre materiais e métodos); Por quê? (sobre questões que moldam a arte atualmente).

Todas as coleções são gratuitas e estão neste link, além do aplicativo do Google Arts & Culture para sistemas Android e iOS.


Com informações via Cultura e Mercado

X