Bairros comemoram aniversário na zona Leste de Manaus

Foto: Ingrid Anne/Manauscult

Os bairros São José I e Jorge Teixeira I comemoram, neste fim de semana, os seus 38º e 29º aniversários, respectivamente, com festa e programação cultural que envolve samba, xote, arrocha, entre outros ritmos.

No São José I, a festa será realizada junto com o aniversário da Escola de Samba A Grande Família, que comemora 32 anos de existência e representa boa parte da história do bairro, nesta sexta-feira, 23/3. O evento acontecerá na quadra da agremiação, na Rua Careiro, a partir das 21h.

Organizando o aniversário do bairro pela primeira vez, a escola de samba traz como atrações a Banda Atrassamba, Banda do Gemido, além da Bateria Puro Sentimento, da própria agremiação.São esperadas aproximadamente 600 pessoas.

“Como no dia 19 de março tivemos o aniversário do bairro São José, da própria escola e também da Ciranda Grande Família, acreditamos que esta seja a primeira oportunidade para iniciarmos um novo trabalho junto à comunidade”, afirmou o presidente da escola de samba, Almir Inácio. “Estamos iniciando um trabalho de reconquista de nossa torcida, dos nossos brincantes e dos nossos associados”, completou.

O evento tem entrada gratuita e conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

História

A área onde hoje está localizado o bairro São José Operário começou a ser ocupada entre o final da década de 1970 e início de 1980, sendo o segundo bairro a surgir na atual zona Leste de Manaus. Seus primeiros moradores eram, em grande número, oriundos de outros municípios do Amazonas, ribeirinhos em busca de oportunidades na Zona Franca, e também da periferia da cidade. Foi por meio do poder público municipal que essas pessoas realizaram o sonho de ter uma casa própria, com toda a infraestrutura de serviços necessária.

O mesmo acontece com a Escola de Samba A Grande Família, que, por ser uma das maiores representantes da zona Leste na Cultura, por meio do Carnaval, atrai milhares de pessoas não só nos desfiles, mas principalmente nos eventos que são realizados ao longo do ano. A escola foi fundada em 19 de março de 1986.

Jorge Teixeira I

Com 29 anos de história, o bairro Jorge Teixeira I também comemora aniversário no mês de março. O evento acontece no dia 24, das 16h às 23h, na Rua das Papoulas, em frente à praça de alimentação do bairro. Na semana passada, a segunda etapa do bairro completou 23 anos.

Os apresentadores Mário Estourado e Foguinho Bambam serão responsáveis por comandar a festa. As atrações musicais prometem agitar o público presente com muito xote e arrocha dos grupos Xote Real e Samara Show. Nos intervalos, o DJ Betinho é quem vai animar a festa.

De acordo com o coordenador do evento, Rosivando Barreto, haverá ainda a participação especial do Grupo de Dança Street Dance, que levará a dança urbana coreografada para a comunidade.

Histórico

O bairro Jorge Teixeira passou a ser ocupado em 1989, com o apoio do poder público e da Igreja Católica. Atualmente possui quatro etapas, todas urbanizadas. A construção de conjuntos residenciais de moradias populares concretizou o processo de ocupação.

A maior área de concentração comercial está nas imediações da Avenida Penetração, onde se encontra o famoso “Comércio do Fuxico”, de estivas em geral, que abastece boa parte de estabelecimentos de pequeno e médio porte da cidade.

Serviço

O quê: Aniversário do bairro São José e da Escola de Samba A Grande Família
Quando: 23/03 (sexta), às 21h
Onde: Quadra da Escola de Samba A Grande Família – Rua Careiro, São José

O quê: Aniversário do bairro Jorge Teixeira I
Quando: 24/03 (sábado), das 16h às 23h
Onde: Rua das Papoulas, em frente à praça de alimentação – Jorge Teixeira I


Fabrine Guimarães e Ingrid Sanzi
Equipe Viva Manaus

Deixe uma resposta

X