Pinacoteca do Amazonas recebe novo roteiro

Foto: Michael Dantas/SEC Pinacoteca do Amazonas - Foto: Michael Dantas/SEC

Com a proposta de apresentar um novo roteiro, a Pinacoteca do Estado do Amazonas será reaberta nesta terça-feira, 27/3, no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, Centro. A cerimônia de reinauguração começa às 19h, com acesso gratuito.

A nova organização contou com a curadoria do artista plástico Óscar Ramos, que selecionou obras de diversos artistas do século XIX, dos anos 1950, e do Clube da Madrugada, entre eles, Hahnemann Bacelar, uma importante figura da arte visual amazônica, além de obras de artistas contemporâneos.

A diretora de museus da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Cléia Viana, também colaborou com a nova proposta, roteirizando o espaço em conjunto com Óscar Ramos.

Entre as principais diferenças na rota está a ordem das obras, que agora adota uma sequência cronológica, e não por cores, como era disposta anteriormente.

Óscar Ramos afirma que o objetivo da nova disposição é nortear, de forma didática, estudantes, pesquisadores e artistas em geral. “Em minha opinião todo espaço deveria adotar a função educativa. Principalmente lugares de grande visitação como a Pinacoteca”, afirmou.

Óscar Ramos

O artista nasceu em Itacoatiara, no ano de 1938, e estudou pintura livre no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, na década de 1960. Um dos destaques de sua carreira é a atuação como diretor de arte no filme “O Gigante da América”, no ano de 1978. Óscar atuou como curador de diversas exposições regionais e nacionais. Atualmente, ele é o curador do Paço da Liberdade, no Centro Histórico de Manaus.

Pinacoteca do Estado do Amazonas

O espaço foi inaugurado em 1965, e realocado há nove anos, no Palacete Provincial. No dia 25 de março, o espaço completou 53 anos.

O espaço originalmente foi fundado na Biblioteca Pública do Amazonas, com o intuito de valorizar permanentemente as obras de variados artistas. Na época, cerca de 90 obras projetavam as técnicas de artistas da região. Hoje, para conhecer o local, basta visitar o Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi, Centro, todos os dias, das 9h às 14h, com entrada gratuita.

Serviço

O quê: Reabertura da Pinacoteca do Estado do Amazonas
Quando: 27 de março (terça-feira), a partir das 19h
Onde: Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi, Centro
Quanto: Gratuito


Com informações de assessoria – via SEC/AM

Deixe uma resposta

X