Livro ‘Poranduba Amazonense’ é lançado nesta quarta

Foto: Divulgação Lançamento do livro Poranduba Amazonense

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) e a Valer Editora lançarão, no dia 28 de março (quarta), às 10h, a obra “Poranduba Amazonense”, do cientista e pesquisador Barbosa Rodrigues. O evento será realizado no Auditório da Escola Normal Superior da UEA.

Barbosa Rodrigues (1842-1909) veio para a Amazônia na segunda metade do século XIX, onde realizou pesquisas e trabalhou na organização do Museu Botânico do Amazonas. Apaixonou-se pela região, que considerava um museu vivo – um mundo a ser revelado e um grande laboratório de vida. Produziu muitos trabalhos científicos sobre antropologia, a flora e a vida cultural do Amazonas, com destaque para o livro “Poranduba Amazonense – Kochiyma-Uara Porandub”, que reúne mitos indígenas, narrativas da cultura popular, cantigas regionais e um vocabulário indígena Português-Nheengatu. Trata-se de uma obra importante e necessária para a compreensão contemporânea das culturas amazônicas por meio do imaginário indígena e, por isso, também fonte de deleite literário e pesquisa acadêmica.

O organizador do livro, o poeta e escritor Tenório Telles, revela que a preparação, a revisão e a atualização da escrita da época para a atual exigiram uma dedicação de mais de dez anos. “Entregamos aos leitores brasileiros, especialmente às populações indígenas, uma obra que há 127 anos adormecia nas estantes de pouquíssimas bibliotecas públicas e particulares de nosso país”, afirmou.

Para elaborar esse trabalho, foi necessária uma ampla pesquisa em acervos da Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional e no departamento de obras raras da Biblioteca da Universidade de São Paulo (USP), consultando exemplares e estudos sobre a obra de Barbosa Rodrigues.

Barbosa Rodrigues conquistou, ainda em vida, a admiração do mundo científico em razão do esmerado rigor nas suas investigações sobre a flora brasileira e amazônica, seus estudos sobre cultura popular e sobre as culturas indígenas. “Poranduba Amazonense” é um exemplo desse fascínio que o pesquisador nutria pelas narrativas orais, especialmente as de origem indígena, coletando-as, inclusive, em Nheengatu.

O livro está organizado em três unidades narrativas – “Lendas mitológicas”, “Contos zoológicos” e “Contos astronômicos e botânicos” –, mais uma parte de “Cantigas” e um anexo, com o “Vocabulário indígena Português-Nheengatu”. O livro conta com apresentação escrita pelo próprio Tenório Telles, em que relata o processo de preparação e atualização do trabalho, e um estudo introdutório produzido pelo pesquisador de Literatura Brasileira Marcos Frederico Krüger, em que contextualiza a relevância dessas narrativas para a cosmovisão e na organização social dos povos indígenas amazônicos e suas relações com a literatura brasileira.

Serviço

O quê: Lançamento do livro “Poranduba Amazonense”, de Barbosa Rodrigues
Quando: 28/03 (quarta), às 10h
Onde: Auditório Anexo da Escola Normal Superior da UEA – Av. Djalma Batista, 2470, Chapada
Informações: Editora – (92) 98416-0687 / Organizador: (92) 98124-6478


Com informações de assessoria

Deixe uma resposta

X