Casarão de Ideias comemora 8 anos com grande programação

Foto: Divulgação

Os oito anos do Casarão de Ideias serão bem comemorados neste mês de abril. Artes plásticas, moda, literatura, cinema, lançamentos e estreias marcam as festividades com uma variada programação gratuita.

O Cine Casarão funcionará com vários lançamentos e grandes estreias que acontecerão durante a sessões de quinta a domingo. Para este mês, oito grandes estreias serão exibidas no projeto. E ainda na área de cinema, o projeto “Pipoca em Cena” ganhará uma nova edição sempre com um filme diferente.

Na música, o Casarão preparou um grande concerto da Camerata. O projeto é executado há mais de quatro anos e começou com aulas de violinos que eram disponibilizados para o público em geral. Para este evento a Camerata se apresentará com um repertório novo.

Na área da literatura, as festividades incluem a reedição da campanha “Doar é compartilhar conhecimento”, em que qualquer pessoa pode doar livros voltados às artes, como dança, teatro, música, literatura, entre outros, para compor o acervo da biblioteca do Ponto de Cultura, hoje com mais de 4500 mil títulos disponíveis para consulta no espaço.

Outro projeto da área da literatura que vai estará em evidencia este mês, será a “Semana de Leitura”, que acontecerá para jovens e adultos com palestras, dramatizações e lançamentos de títulos.

Na dança, durante a programação de oito anos de Casarão, o público conhecerá tudo sobre a nona edição do Mova-se. O edital será lançado em todas as redes sociais e divulgado em todo o Brasil. Como todos os anos, Manaus respirará dança e receberá vários grupos brasileiros.

Abril é o mês de festa e desafios, a dupla que conquistou o primeiro lugar na “Batalha de BBoys” do Mova-se Na Rua 2017, embarcará para o cidade de Salvador, na Bahia, representado o Amazonas no festival Viva Dança.

Outra grande novidade da programação será a inauguração do “Parklets”, uma área exclusiva que será construída em frente ao Casarão de Ideias, uma estruturas a fim de criar espaços de lazer e convívio onde anteriormente eram destinadas para vagas de estacionamento de carros.

*Portas Abertas para Exposições

A programação será durante o mês de abril e contará com a inauguração da Exposição Internacional “Explorando Território”, da artista argentina Mora Verón e do “Ateliê da Sil”, da cearense Silvania de Deus, que traz pra Manaus mais de 200 peças, entre saias, vestidos, camisas e camisetas estilizadas.

Pela primeira vez o Casarão de Ideias recebe uma exposição internacional, a argentina Mora Verón, inaugura nesta quinta-feira (5), a exposição “Explorando Territórios”, que ficará até o dia 15 de abril com uma mostra individual.

A artista é autodidata e desenvolveu suas atividades lúdicas desde muito cedo. Estudou dança, teatro e sempre foi muito apaixonada pelas cores, o que ajudou a desenvolver a sua criatividade.

A partir de 2010, resolveu se dedicar inteiramente às artes descobrindo novas formas de expressão. E a partir de 2012, montou seu Ateliê Morada, em Palermo Soho. A sua técnica pode ser identificado a partir dos materiais que utiliza como sucatas, restos de matérias produzidas em ferro e madeira.

Uma obra rica em novas linguagens, Mora fez várias exposições coletivas e individuais. Em 2015, partiu para Roma para uma residência que acabou desencadeando num intercâmbio de artistas, através de uma rede internacional de ateliês, passando assim por várias cidades da Europa.

 Moda alternativa

Paralelo a exposição, a designer de moda Silvania de Deus traz para Manaus o Ateliê Itinerante que é uma loja Pop-Up – uma loja temporária que fica alguns dias em cidades diferentes para construir sua rede de clientes, e de afeto.

Traz para Manaus, cerca de 200 peças entre saias, blusas, vestidos com estampas exclusivas. E ainda acessórios produzidos especialmente para esta coleção.

A maioria de suas peças são únicas. Embora repita modelos, são sempre com cores e composições diferentes. Silvânia tem em sua técnica o patch work. Mas foi através do curso de desenho industrial, que ela começou a se utilizar dos vários recursos de estamparia. Uma única peça pode às vezes quatro técnicas de estamparias diferentes.

Suely Moss é facilitadora das exposições aqui em Manaus, segundo ela as peças de ambas as exposições são modernas e muito bom gosto. “Os processos criativos são bem interessantes e diferentes. São muito inspirados na mulher comum. Na mulher do dia a dia, urbana e livre. No Ateliê os vestidos trazem nomes das mulheres que ela estuda as personalidades para criar suas peças”, diz a curadora.

O Ateliê Itinerante da Sil estará em Manaus de 5 a 7 de abril no Casarão de Ideias com preços variados. A abertura para o público acontece amanhã, dia 5, às 19h. Nos dias 6 e 7 das 14 às 19 ou pela manhã com agendamento.

O Casarão de Ideias fica na Rua Barroso, nº 279, Centro.


Com informações da Assessoria

Deixe uma resposta

X