Liceu abre inscrições para oficinas gratuitas de dança

Foto: Divulgação

De 16 (segunda-feira) a 20 (sexta-feira) de abril, o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro abrirá inscrições para o preenchimento de 150 vagas para oficinas gratuitas, que acontecerão durante o 5º Encontro de Intérpretes de Dança, que será realizado nos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 27 (sexta-feira) de abril, nos Teatros da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, s/nº, Centro, zona sul) e Gebes Medeiros (avenida Eduardo Ribeiro, 833, Centro).

O encontro promete reunir profissionais, estudantes e amantes da dança que buscam aperfeiçoamento. As oficinas têm o objetivo de apresentar possibilidades de mobilidade corporal e novos elementos, que potencializam a qualidade do movimento. De acordo com o coordenador do Núcleo de Dança do Liceu de Artes e Ofícios, Baldoino Leite, o evento é uma forma de dialogar com diferentes artistas envolvidos com a dança.

“Esse encontro veio, ao longo dos anos, firmar a aproximação de artistas consolidados e público em geral ao processo artístico e pedagógico desenvolvido no núcleo de dança do Liceu”, explica. ”Esse é o momento de dialogarmos sobre as formas que podemos contribuir no fomento da dança local, aproximando os artistas”.

Vagas

Serão ofertadas 40 vagas em cada oficina, que contarão com a participação de artistas como Francis Madson, Ualisson Carvalho, Sâmara Evangelista e Demmy Souza. Baldoino conta ainda que serão discutidos temas como a ciência e política interligados à dança. Para isso, pesquisadores irão apresentar seus artigos acadêmicos. Claudia Menezes e Verlene Mesquita também foram convidadas pelo grupo para debater a respeito dos direitos e deveres de profissionais da dança.

“Através desta mesclagem, todos nós teremos a oportunidade de aprender mais sobre nosso papel social. Considero esse encontro importante para o fortalecimento da classe no Estado”, comenta.

Requisitos

Para realizar as inscrições, é preciso cumprir alguns pré-requisitos, como ter no mínimo 13 anos de idade, apresentar o documento de identidade, possuir experiência prática na área da dança, e se for menor de 18 anos, realizar a inscrição com a presença de um responsável legal.

As inscrições podem ser efetuadas no setor de Formação Cultural do Liceu, localizado no Bloco F, no Centro de Convenções – Sambódromo, localizado na Avenida pedro Teixeira, 2565, bairro Flores, de segunda a sexta, 8h às 17h e no Teatro Gebes Medeiros, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, 833, Centro, de 9h até 17h.

 

Confira a programação completa:

25/04 (Quarta-feira)

19h – Apresentação dos espetáculos “Esperanza” e “Opera Baré”, no Teatro da Instalação

26/04 (Quinta-feira)

14h – Oficina Corpo, Fala, Dança – Teatro Gebes Medeiros – Francis Madson

14h – Dialogando dança e ciência em “O Corpo eclético” – Teatro Gebes Medeiros –  Layane Conde

14h – Ritmos Brasileiros, no Teatro Gebes Medeiros – Ualisson Carvalho

15h10 – Roda de diálogo: Corpo Político – Teatro Gebes Medeiros – Verlene Mesquita e Cláudia Menezes

16h35 – Performance artística “Mito da Criação e festa das cordas – Teatro Gebes Medeiros – Balé Folclórico do Amazonas

27/04 (Sexta-feira)

14h – Oficina Escuta do Corpo – Teatro Gebes Medeiros – Sâmara Evangelista

14h – Dialogando Dança e Ciência: Um olhar anatômico para a dança clássica nas pontas – Teatro Gebes Medeiros – Nayara Fabá

14h- Dialogando Dança e Ciência: Modificações corporais ocasionadas pela prática do Balé Clássico no ambiente escolar – Teatro Gebes Medeiros – Aline Pinheiro

14h – Experimento Pina – Teatro Gebes Medeiros – Demmy Souza

15h10 – Roda de diálogo: Formação Dança – Teatro Gebes Medeiros – Adriana Góes

16h35 – Trecho Coreográfico de “Plutão já foi planeta” – Teatro Gebes Medeiros – Corpo de Dança do Amazonas


Karla Mendes
SEC/AM

Deixe uma resposta

X