Mova-se Festival de Dança 2018 abre inscrições

Foto: Divulgação/Casarão de Ideias

Desde a última segunda-feira, 30/4, e durante todo o mês de maio, está aberto o edital público para participar da programação do IX Mova-se Festival de Dança, organizado pelo Casarão de Ideias. Os interessados podem concorrer em três categorias: Espetáculos, Mostra Universitária e Intervenções Urbanas. Os selecionados nesta última modalidade irão compor a programação do “Mova-se na Rua”.

O Mova-se 2018 acontecerá de 13 a 16 de setembro, em Manaus, em local ainda a ser definido. Poderão participar do edital grupos, companhias e artistas independentes, residentes e atuantes de todos os Estados brasileiros, nas mais variadas propostas de apresentações, como solos, duos e trios, promovidas.

Os interessados poderão inscrever suas propostas online, via Correios ou, ainda, de forma presencial. Para efetuar a inscrição via Internet, basta acessar o site do Casarão de Ideias e consultar a ficha de inscrição e os documentos necessários para realizar o cadastro. As demais inscrições devem ser entregues de forma presencial ou enviadas via postal para a sede do Casarão de Ideias.

O prazo para submissão de inscrições presenciais e online é até dia 30 de maio. Já as propostas que forem enviadas peo correio devem ser submetidas até 20 de maio. O endereço do Casarão de Ideias é na rua Barroso, 279, Centro, CEP 69010-050, Manaus – AM.

Inscrições e categorias

O diretor geral do festival, João Fernandes, ressalta a diversidade da programação e das vagas oferecidas pelo edital. “O Mova-se está no roteiro da dança brasileira. As inscrições são gratuitas e abrimos espaço sempre para que grupos e artistas do Brasil todo possam participar”, diz o diretor.

Para a classificação na categoria Espetáculos, o Mova-se aceita inscrições individuais e em grupo, para trabalhos nos formatos solo, duos, trios e coletivos, em suas diferentes linguagens de dança e adequados para espaços a serem indicados pelo Casarão de Ideias.

Já na categoria Intervenções Urbanas, as propostas devem discutir a temática, partindo da observação das poéticas críticas da arte corporal, passando pela ocupação dos espaços urbanos, em qualquer formato – solos, duos, trios, quartetos, grupos, coletivos, cias e outros.

A academia tem uma representação bem categórica. A Mostra Universitária vai englobar os trabalhos nos formatos de solos, duos e trios que estejam em andamento ou concluídos, partindo do âmbito acadêmico e que possam se desdobrar em outras questões da pesquisa com o corpo e seus potenciais.

O edital completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do Casarão de Ideias.

Programação

João Fernandes, antecipa que a nova edição do festival terá também outras atrações em sua programação, como lançamentos de livros, exibições de filmes e performances, além de apresentações de grupos locais e nacionais.

O festival deverá abrigar ainda atividades formativas e acadêmicas, exposições, encontros setoriais, cursos, seminários e oficinas. “Todos os anos fazemos várias adaptações para melhorar ainda mais o Festival. O Mova-se está sempre em movimento”, declara.

Os espetáculos inscritos serão escolhidos pela Comissão de Seleção do festival no período de 04 a 08 de junho, de acordo com critérios de avaliação que incluem qualidade técnica e artística, criatividade e originalidade. O resultado da seleção será divulgado no dia 11 de junho, no site do Casarão de Ideias.

Além disso, a já consagrada “Batalha de B-Boys” terá um edital exclusivo. As apresentações da modalidade deverão acontecer num palco estilo arena.


Equipe Viva Manaus (com informações via Casarão de Ideias)

Deixe uma resposta

X