Cine Vídeo Tarumã homenageia Nelson Pereira dos Santos

Foto: Reprodução/Vidas Secas

Em homenagem a um dos maiores nomes do cinema brasileiro, falecido no último dia 21 de abril, o Cine & Vídeo Tarumã realiza nesta semana um especial Nelson Pereira dos Santos. As exibições do cineclube são gratuitas, e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, localizado no hall do IFCHS, antigo ICHL, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Obra-prima de Nelson Pereira dos Santos, “Vidas Secas” abre a programação nesta segunda-feira, 7/5. Baseado no clássico livro de Graciliano Ramos, o filme acompanha uma família miserável tentando escapar da seca no sertão nordestino. Fabiano (Átila Iório), Sinhá Vitória (Maria Ribeiro), seus dois filhos e a cachorra Baleia vagam sem destino e já quase sem esperanças pelos confins do interior, sobrevivendo às forças da natureza e à crueldade dos homens.

Já na quarta-feira, 9/5, é a vez de “Como Era Gostoso o Meu Francês”, de 1971. O longa se passa em 1594 e mostra um aventureiro francês prisioneiro dos Tupinambás que escapa da morte graças aos seus conhecimentos de artilharia. Segundo a cultura tupinambá, é preciso devorar o inimigo para adquirir todos os seus poderes – no caso, saber utilizar a pólvora e os canhões. Enquanto aguarda ser executado, o francês aprende os hábitos da tribo e se une a uma índia, e através dela toma conhecimento de um tesouro enterrado e decide fugir. A índia se recusa a segui-lo e, após a batalha com a tribo inimiga, o chefe Cunhambebe marca a data da execução: o ritual antropofágico será parte das comemorações pela vitória.

Fechando a programação na sexta-feira, 11/5, o público da Ufam assiste “O Amuleto de Ogum”. Selecionado para a disputa da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1975, a produção conta a história de um menino que, após o assassinato do pai na Bahia, tem o corpo fechado num terreiro de umbanda. Já rapaz, vai trabalhar para um poderoso bicheiro de Caxias, no Rio. Lida com a morte, o crime e a sedução, envolve-se com a amante do bicheiro e é jurado de morte. O amuleto de Ogum é sua proteção.


Com informações de assessoria

Deixe uma resposta

X