Workshop aborda potenciais turísticos urbanos de Manaus

Foto: Ingrid Anne/Manauscult

Os potenciais turísticos nas áreas urbanas de Manaus estarão em debate durante a 10ª edição do Workshop de Turismo da Prefeitura de Manaus. O encontro, promovido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), ocorrerá nesta quinta-feira, 24/5, no Les Artistes Café Teatro, Centro Histórico de Manaus. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

Segundo a doutora em Geografia Humana, Selma Batista, que ministrará a palestra, a proposta é apresentar aos participantes do workshop lugares na cidade de Manaus com potenciais turísticos, mas que ainda não estão de forma ordenada para a prática, nas seis zonas da cidade.

“O objetivo é mostrar uma Manaus com ‘centralidades’ no Turismo, onde ele é evidente, onde tem infraestrutura, ofertas de serviços, equipamentos e onde está consolidado. Mas também apresentar áreas com potencialidades, que podem não estar numa área central, mas podem resultar em produtos turísticos que precisam ser despertados”, explicou.

Para a doutora, zonas periféricas da cidade, por estarem mais distantes, precisam ser mostradas a partir de um ordenamento e planejamento turístico a fim de valorizar a amplitude de Manaus em sua totalidade. “Isso exige da gente conhecer Manaus na sua extensão. Quantas pessoas conhecem o Puraquequara ou o limite da Cidade Nova?”, questionou a professora.

Como exemplos de áreas urbanas com potencial turístico, Selma cita todo o Complexo do Centro Histórico de Manaus, a Reserva Adolpho Ducke, a nascente do Mindu (Zona Norte), a área de produção de hortaliças, o cultivo de orquídeas e o ecoturismo na Zona Leste, entre eles, a Torre da Embratel, que possui uma vista privilegiada do Encontro das Águas.

Workshop

A rodada de palestras iniciará às 13h30, com Ícaro Costa falando sobre “Empreendedorismo e Gastronomia”. Em seguida, às 14h10, a professora Selma Batista apresentará a palestra “Turismo em Áreas Urbanas”. Já Amilton Gadelha explanará, às 14h50, sobre “Etnoturismo e as Políticas Públicas do Estado”. Encerrando a programação, às 15h30, iniciará a mesa redonda.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas enviando nome completo, instituição e telefone para o e-mail [email protected]. Também poderão ser feitas no dia do evento. O limite é de até 100 participantes. No final do encontro, serão entregues os certificados com carga horária.

O Workshop de Turismo reúne alunos, professores, especialistas, profissionais do trade turístico, agentes do turismo e de atividades relacionadas à área e o público em geral. O último encontro realizado ocorreu em março deste ano, abordando o tema “Plataformas digitais e o Turismo”.


Mônica Figueiredo
Equipe Viva Manaus

Deixe uma resposta

X