Inscrições abertas para Dia Internacional da Animação

Foto: Divulgação/Ministério da Cultura

Até o dia 15 de junho, estão abertas as inscrições de curtas-metragens de animação brasileiros para a 15ª edição do Dia Internacional da Animação. Os filmes selecionados irão compor a Mostra Nacional e a Mostra Infantil, cada uma com uma hora de duração, e serão exibidos em mais de duzentas cidades em todo o Brasil no dia 28 de outubro deste ano. O evento conta com patrocínio do Ministério da Cultura (MinC).

Podem se inscrever curtas-metragens e episódios de séries de animação de qualquer técnica que não tenham participado de pré-seleções nas edições anteriores. As inscrições devem ser feitas neste link. A lista dos filmes selecionados para o Dia Internacional da Animação será divulgada no dia 15 de julho nos sites www.diadanimacao.com.br e www.abca.org.br.

Dia Internacional da Animação

Foi em 28 de outubro de 1892 que Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas no mundo. Foi para comemorar essa data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou em 2002 o Dia Internacional da Animação, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados.

No Brasil, o Dia Internacional da Animação é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e é tradicionalmente realizado em centenas de cidades de todos os estados do Brasil. O evento tem como objetivo exibir filmes, estimular debates, divulgar as atividades dos profissionais de animação brasileiros, despertar o interesse em fazer cinema de animação, revelar talentos, formar novas plateias, integrar e motivar o público de cinema no país.


Com informações via Ministério da Cultura

Deixe uma resposta

X