Exposição ‘Mawe’ será lançada neste Dia do Meio Ambiente

Foto: Marcos Amend fotografia marcos amend

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira, 5/5, o Casarão de Idéias, localizado na Rua Barroso, 279, Centro, abrirá as portas para a exposição fotográfica “Mawe”, de Marcos Amend. O lançamento será às 19h e contará ainda com a exibição dos curtas “H2O”, de Moacyr Massulo; “Anavilhanas”, de Carolina Fernandes; e “Inteligência é fundamental”, de Michelle Andrews. O acesso será gratuito.

Na ocasião, Marcos Amend ministrará a palestra “Prazeres e desafios da Fotografia de Natureza no Brasil”, a partir das 20h. O fotógrafo falará sobre a experiência de reunir as imagens dentro da temática, além do processo de captação e criação.

Amend destaca que a mostra trará fotos inéditas e ficará um mês em cartaz. Segundo ele, a exposição oferece uma experiência sensorial que ultrapassa os limites do olhar, possibilitando a interação do espectador para vivenciar a arte por meio das fotografias de Natureza.

“Já acostumei com esse comportamento da mãe natureza: ela nem sempre dá o que você quer. Mas, se estiver em sintonia, ela sempre dá o que você precisa”, afirma o fotógrafo. “Quando penso nos motivos que me levaram à fotografia, sempre lembro da frase proferida pelo Ansel Adams, fotógrafo americano e grande responsável pela inspiração inicial que me arrebatou para a documentação fotográfica da natureza: ‘Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, as músicas que ouvimos, as pessoas que amamos”.

Natural de Curitiba, Marcos Amend alia o talento fotográfico à conservação do meio ambiente. Em busca de registrar belas imagens e promover a proteção de ambientes naturais, percorreu os cantos mais remotos do Brasil e do mundo. Viveu por quase dois anos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, no Amazonas, onde iniciou seu trabalho de registro das paisagens e culturas amazônicas. Sua fotografia é reconhecida pelo extremo cuidado técnico e estético. Atualmente, Amend colabora com livros, revistas e bancos de imagens, além de realizar expedições, cursos e workshops de fotografia outdoor ao redor do mundo.

Exibição de curtas

Os três curtas, que serão exibidos na noite de terça-feira, trazem abordagens diferentes sobre preservação. Após a mostra na sala de cinema, o público vai ter a oportunidade de conversar com os três diretores sobre o trabalho audiovisual, a escolha dos roteiros e sobre os desafios propostos, um bate-papo que pretende estimular a reflexão sobre a necessidade de olhar para o ambiente sob uma ótica conservacionista.

“H2O” é uma produção amazonense independente que tem como temática o desperdício do mais essencial ingrediente da vida do nosso planeta: a água. Através da visão idílica de um homem, o diretor Moacyr Massulo leva os expectadores à reflexão. O desperdício da água leva o personagem a um estado em que a temática começa a interferir nos sonhos e na própria realidade dele.

“Anavilhanas” é um documentário de Carolina Fernandes que traz um olhar sob a perspectiva audiovisual do Parque Nacional de Anavilhanas. Na localidade, o rio Negro apresenta um cenário singular que oferece inúmeras possibilidades de sensações, experiências e aprendizagem, em um labirinto de ilhas e águas negras espelhadas. O cenário peculiar se transforma com a variação do nível do rio, em um convite a desafiar nossos limites e ampliar nossa visão de mundo.

“Inteligência é fundamental” é um documentário experimental sobre a dificuldade em obter água para consumo no bairro Cidade Alta, que fica na Zona Leste de Manaus. A comunidade está localizada nas proximidades do maior rio do mundo em volume e extensão, o Rio Amazonas. A diretora Michele Andrews recebeu o prêmio Curta 4, em 2008.

Serviço

O quê: Exposição “Mawe”, de Marcos Amend
Quando: 5/6 (terça), às 19h
Onde: Casarão de Idéias – Rua Barroso, 279, Centro
Quanto: Gratuito
Informações: (92) 99152-0962


Com informações via Portal A Crítica

Deixe uma resposta

X