Povos da Amazônia recebe intervenções artísticas

Foto: Michael Dantas/SEC

No próximo sábado, 16/6, a partir das 10h, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA) receberá diversas intervenções artísticas gratuitas em uma Mostra Indígena. Feira de artesanato, espaço gastronômico, apresentação de danças folclóricas e visitação guiada às exposições culturais farão parte da programação. O CCPA está localizado na Av. Silves, 2.222, Distrito Industrial, zona sul.

De acordo com o diretor dos Centros Culturais da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Francis Madson, a ação é uma forma de integrar diversos grupos étnicos da região. “Esse novo momento tem a ver com a ocupação deste espaço pelos nossos grupos étnicos, através de feiras e palestras, para que estes agentes culturais sejam os reais realizadores das ações. Isso é muito mais do que propormos eventos a eles, é darmos a oportunidade deles criarem suas intervenções”, afirma.

A ação contará com a participação de expositores da Coordenação dos Povos Indígenas (Copime), Parque das Tribos e Fundação Estadual do Índio (FEI). O diretor conta ainda que a ação deste sábado acontecerá de forma conjunta com as atrações já existentes no espaço, como o Museu do Homem do Norte, as Bibliotecas Mario Ypiranga e Arthur Reis; e as ambientações regionais, como a Casa da Farinha, da Mandioca e Tapiri da Borracha.

“Queremos que os grupos étnicos estejam cada vez mais próximos deste local, que foi criado para os povos da Amazônia. Além disso, é um momento de ressignificação do espaço. Essa programação, interligada a todas as outras exposições, museus e acervos que já existem lá, é uma forma de dar mais significado ao local”.

Ações

Até o fim do ano várias intervenções serão realizadas no espaço. A primeira delas acontece já neste sábado, com o grafiteiro Lobão, que realizará uma pintura na caixa d’água do local como um marco simbólico da nova fase do CCPA. Madson ressalta que o grupo planeja uma programação variada até o final de 2018.

“Estamos planejando também uma colônia de férias para as duas primeiras semanas do mês de julho e até uma caminhada do CCPA, para abrir o espaço para as pessoas que desejam fazer corrida, atividades físicas e agregar a visitação turística a tudo isso”.

Confira a programação completa:

10h – Intervenção artística com Turenko Beça

10h30 – Exibição do filme “Xingu”

14h – Exibição do Filme “Tainá 2”

15h30 – Documentário: “Expedições Amazônia: Índios Yanomami”

15h35 – Apresentação “Cacetinho Manaú”

16h – Documentário: “Índios Kamayurá”

16h – Apresentação da Tribo Cuxi Maraíba

16h25 – Quadrilha Tradicional Quadrilha na Roça

16h50 – Apresentação “Cacetinho Manaós”

17h15 – Tribo dos Maués

18h40 – Ciranda Explode Coração


Com informações de assessoria

Deixe uma resposta

X