Foto: David Batista/Manauscult Festivais Folclóricos nos Bairros 2018 - Foto: David Batista/Manauscult

Dentro da programação dos festivais folclóricos nos bairros que acontecem no mês de julho, neste fim de semana,  desta sexta a domingo, 13 a 15/7, acontece a abertura de mais três festejos tradicionais em Manaus. Os eventos contam com o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

No calendário folclórico do mês de julho, mais de 25 festivais serão realizados na capital, totalizando 87 eventos apoiados pela Prefeitura de Manaus entre junho e agosto. A programação completa pode ser conferida aqui no site.

Durante os próximos três fins de semana de julho, de 13 a 15/7, 22 a 24/7 e 27 a 29/7, a partir das 19h, o Campo do Penarol, situado na rua Danilo Correa, Petrópolis, zona Sul, receberá o 25º Festival Folclórico do Campo do Penarol, um dos mais tradicionais da cidade.

A apresentação de danças folclóricas, além de barracas de comidas típicas e bebidas e brinquedos para crianças, farão parte da programação do festival. O coordenador e apresentador do evento, Carlos Motta, que está à frente da organização desde o primeiro festival, falou sobre a tradição das danças folclóricas na festa.

“A tradição do Festival do Penarol é justamente por trabalharmos somente com grupos folclóricos. A cada ano, temos percebido um número expressivo de público que vem prestigiar o nosso festival, e que é tido como um dos mais fortes festivais folclóricos da capital, por trabalharmos com as danças tradicionais folclóricas, que participam de uma disputa”, afirmou Carlos.

Já na zona Norte, no mesmo período, acontecerá o 22° Festival Folclórico da Comunidade Osvaldo Frota. O evento será realizado na praça da comunidade, localizada na avenida S com a avenida G, no conjunto Renato Souza Pinto 2. As quadrilhas cômicas Santo Antônio da Roça e Renovação, além das danças Poder do Ritmo e Espalha Brasa, estarão na programação deste final de semana. Vale ressaltar que as tradições juninas fazem parte do evento, como barracas de comidas típicas e brincadeiras.

Na zona Oeste, as ruas 09 e 14 no Prosamim do Alvorada 2 serão palco do 29° Festival Folclórico do Prosamim. O evento, que começará às 19h, contará com brinquedos infláveis para a criançada, comidas típicas e shows de bandas locais, além de danças folclóricas tradicionais, como quadrilhas e cirandas.

Continuação

Ainda na zona Oeste, no Sambódromo, até o domingo, 15/7, acontece a 3ª edição do Festival Gonzagão de Quadrilhas Juninas. Quem for prestigiar o evento poderá conferir, além das barracas tradicionais de comidas típicas e brinquedos para as crianças, a apresentação de 50 grupos folclóricos, divididas nos cinco dias do evento, que estão disputando, em cinco categorias, vagas para o Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, que ocorrerá em Brasília, no próximo mês.

As festividades “julinas” também continuam neste fim de semana com a 10ª edição do Festival Junino da Comunidade Mundo Novo; o 21° Festival Folclórico do Campo do Buracão; o 26° Festival Folclórico da Redenção; o Festival Folclórico do Bairro de Petrópolis; o 5° Festival Folclórico Anarriê na Goiânia; e o 24° Festival Folclórico do Bairro Amazonino Mendes. A entrada em todos os eventos é gratuita. 

Programação

Festival Gonzagão de Quadrilhas Juninas

Data: 11; 12; 13; 14 e 15 de julho

Horário: a partir das 19h

Local: Centro de Convenções Humberto Calderaro Filho – Sambódromo, avenida Pedro Teixeira, 2565, Dom Pedro

 

Festival Folclórico do Campo do Penarol

Data: 11; 12; 13; 14; 15; 20; 21; 22; 27; 28 e 29 de julho

Horário: a partir das 19h

Local: Rua Danilo Correa, s/n, Campo do Penarol – Raiz

 

29° Festival Folclórico do Prosamim – Alvorada 2

Data: 11; 12; 13; 14; 15; 20; 21; 22; 27; 28 e 29 de julho

Horário: a partir das 19h

Local: Prosamim, ruas 09 e 14 – Alvorada, 2ª etapa

 

22° Festival Folclórico da Comunidade Osvaldo Frota

Data: 13; 14; 15; 20; 21 e 22 de julho

Horário: a partir das 19h

Local: Praça da avenida S com avenida G – Conjunto Renato Souza Pinto, 2ª etapa


Jéssica Rebello
Equipe Viva Manaus

Deixe uma resposta

X