Oito festivais folclóricos agitam Manaus

Foto: Ingrid Anne/Manauscult Manaus, 21/07/2018. Festival Folclórico nos Bairros, no bairro Castanheiras. Foto: Ingrid Anne/Manauscult

Tradição, folclore, comidas típicas, disputa de danças, shows e muita animação marcam o último fim de semana de julho, com oito festivais folclóricos nos bairros de quatro zonas de Manaus – Norte, Sul, Leste e Oeste. Destes, quatro iniciam nesta sexta, 27/7, e continuam nos próximos finais de semana, no mês de agosto, com o apoio da Prefeitura de Manaus. A programação completa pode ser conferida aqui no site.

Um dos eventos do fim de semana é o 26º Festival Folclórico do São José 1, que acontece nos dias 27, 28, 29 de julho e 3, 4 e 5 de agosto, das 18h às 0h, no campo da Liga Esportiva do São José 1, na rua Engenheiro Vilar Fiúza, s/n, zona Leste.

De acordo com o organizador do evento, Flávio Tadeu de Araújo, cinco apresentações estão previstas para esta sexta, 27/7, entre quadrilhas tradicionais, alternativas e cômicas, dança nacional e dança nordestina. No sábado, 28/7, além da apresentação dos grupos, haverá show da banda Bagaceiros do Forró. Já no domingo, 29/7, outros cinco grupos subirão ao tablado para animar o público.

“É um festival tradicionalíssimo aqui no bairro e queremos manter a qualidade deste evento com uma programação para todo o tipo de público”, afirmou Flávio.

Outro festival que entrará pelo mês de agosto é o 33º Festival Folclórico Gloriano, que acontece nos dias 27, 28, 29 de julho e 3, 4 e 5 de agosto, das 20h à 1h, no campo do Sulamérica, na rua Plínio Coelho, ao lado do mercado municipal do bairro, na Glória, zona Oeste.

“O festival nasceu em 1985, idealizado pelo professor Adelson, que trabalhava prática esportiva com as crianças do bairro e tinha muita dificuldade para comprar os equipamentos. Aí surgiu a ideia de fazer uma festa junina para arrecadar dinheiro. Era uma festinha pequena e acabou crescendo muito”, contou o presidente do Centro Comunitário do Bairro da Glória, Gilmar Amaury da Costa.

“Depois, a Escola Estadual Antônio Bittencourt assumiu, fazendo uma competição direta com o festival do Marquês de Santa Cruz. O festival já passou pela quadra de esportes do bairro, pelo estádio Ismael Benigno, e agora volta para o campo do Sulamérica”, completou.

Pelo palco do Festival Gloriano já se apresentaram nomes como Felicidade Suzy, Wanderley Andrade, entre outros. Nesta edição, está prevista a tradicional disputa de danças, que contará com jurados para avaliar os 30 grupos concorrentes. O campeão terá direito a troféu e certificado. Além disso, haverá barraca de comidas típicas, parque de diversões para a criançada e bingo. “As barracas serão conduzidas por mais de 30 famílias cadastradas no nosso centro comunitário, como forma de geração de renda extra”, explicou Gilmar.

Também começam neste fim de semana e continuam no mês de agosto o Festival Folclórico dos Gaviões, na avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, Jorge Teixeira 4, zona Leste, próximo ao Posto BR, das 18h à 01h; e o 22º Festival Folclórico da avenida Ipase, na rua Caballeira, esquina com a avenida Ipase, no bairro Compensa 1, zona Oeste.

Já os eventos que acontecem apenas neste fim de semana, de 27 a 29/7, são: o 32º Arraial da Paz, na rua José de Macêco com rua Travessa, s/n, bairro Japiinlândia, de 17h à 1h; o 19º Festival Folclórico da Praça Furtado em Petrópolis, na rua Raul Antony, nº 33, bairro Petrópolis, de 19h à 1h; e o Festival Folclórico Arraial do Villas 2018, na rua Sátiro Dias, entre as ruas Jonas da Silva e Joaquim Tanajura, bairro São Francisco, de 16h à 0h, todos na zona Sul de Manaus.

Na zona Norte, o Festival Folclórico do Residencial Viver Melhor é quem comanda o agito, na avenida da Conquista com a avenida da Esperança e alameda B (feira coberta do Viver Melhor – Etapa 1), de 19h às 23h.

Para o mês de agosto, outros 23 festivais estão previstos, contemplados com apoio de palco, som, iluminação, tablado e banheiros químicos pelo Edital Nº 01/2018, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Programação

32º Arraial da Paz
Data: 27, 28 e 29 de julho
Horário: 17h à 1h
Local: Rua José de Macêdo com rua Travessa, s/n – Japiinlândia

26º Festival Folclórico do São José I
Data: 27, 28 e 29 de julho e 3,4 e 5 de agosto
Horário: 18h à 0h
Local: Rua Engenheiro Vilar Fiúza, s/n – São José 1 (Campo da Liga Esportiva do São José 1)

19º Festival Folclórico da Praça Furtado em Petrópolis
Data: 27, 28 e 29 de julho
Horário: 19h à 1h
Local: Rua Raul Antony, 33 – Petrópolis

Festival Folclórico no Residencial Viver Melhor
Data: 27, 28 e 29 de julho
Horário: 19h às 23h
Local: Avenida da Conquista com avenida da Esperança e Alameda B – Feira Coberta do Viver Melhor, Etapa 1

Festival Folclórico Campo dos Gaviões
Data: 27, 28 e 29 de julho e 3,4 e 5 de agosto
Horário: 18h à 1h
Local: Avenida Brigadeiro Hilário Gurjão – Jorge Teixeira 4 (próximo ao Posto BR)

33º Festival Folclórico Gloriano
Data: 27, 28 e 29 de julho e 3,4 e 5 de agosto
Horário: 20h à 1h
Local: Rua Plínio Coelho (campo do Sulamérica), ao lado do mercado municipal do bairro – Glória

Festival Folclórico Arraial do Villas 2018
Data: 27, 28 e 29 de julho
Horário: 16h à 0h
Local: Rua Sátiro Dias, entre as ruas Jonas da Silva e Joaquim Tanajura – São Francisco

22º Festival Folclórico da Av. Ipase 2018
Data: 27, 28 e 29 de julho; 3,4 e 5 e 10, 11 e 12 de agosto
Horário: 18h à 0h
Local: Rua Caballeira, esquina com avenida Ipase – Compensa 1


Steffanie Schmidt
Equipe Viva Manaus

Deixe uma resposta

X