Allan Piccinin promove palestra sobre turismo de mergulho

Foto: Divulgação/Allan Piccinin Allan Piccinin - Turismo de Mergulho

Referência na atividade de exploração do mergulho no Brasil e no exterior, o fotógrafo subaquático Allan Piccinin traz a Manaus, pela primeira vez, a palestra “O turismo de mergulho pelo planeta”, nesta sexta-feira, 17/8, às 15h, no Les Artistes Café Teatro. A entrada é gratuita e não será necessário realizar inscrição para participar.

O encontro conta com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e é voltado para estudantes e profissionais das áreas de Turismo, Biologia, fotógrafos e o público em geral. Serão entregues certificados de horas complementares aos alunos. Esta será a primeira vez que o turismo subaquático será abordado em Manaus.

Com uma década de dedicação à prática e estudo do mergulho e fotografia subaquática, o profissional realiza expedições voltadas para explorar a diversidade da fauna deste segmento. Além disso, utiliza o mergulho como ferramenta para divulgar os potenciais turísticos das regiões por onde mergulha.

Na palestra, serão mostrados exemplos de destinos que se tornaram pontos turísticos pela atividade do mergulho, em represas e rios, e como biólogos utilizam essa atividade para exercício de sua profissão.

De acordo com Piccinin, muitos países e cidades do Brasil já perceberam o potencial turístico dessa área subaquática para a economia local e a importância desse segmento para pesquisa profissional de diversas áreas do meio ambiente.

“A parte aquática é a menos explorada pelo homem, porém ela tem um potencial gigantesco, a exemplo de Manaus. Nesse caso, a ideia da exploração é de que as comunidades ribeirinhas, que vivem apenas de pesca, entendam que a economia gerada pelo mergulho pode ser utilizada como renda para o turismo local. Aliás, muitas já entenderam isso em outros estados, a exemplo da cidade de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, Bonito, em Mato Grosso do Sul e tantas outras”, explicou.

No Amazonas, o mergulhador planeja realizar seu primeiro mergulho na próxima quinta-feira, 16/8, na Vila de Balbina (no município de Presidente Figueiredo, distante a 180 km de Manaus) e revela a ansiedade de conhecer e explorar o local.

“Além da palestra, estou indo para realizar uma exploração local, porque Manaus já tem esse potencial e tem centros de treinamento de mergulho. Então, a ideia é justamente documentar imagens do fundo do rio e divulgar para outros lugares do Brasil esse potencial que o Amazonas tem”, revelou o mergulhador. A experiência no Amazonas deverá ser apresentada em uma feira de turismo e negócios que acontecerá em setembro, em São Paulo.

Sobre Allan Piccinin

Allan Piccinin é formado em Ciências da Computação, especialista MBA em Gestão de Tecnologia pela FIAP e MBA em Controladoria e Auditoria Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Aos 34 anos, já ultrapassou a marca de mil mergulhos registrados e realiza a prática de mergulho e fotografia subaquática há 10 anos.

É fundador do Clube de Mergulho “Toca do Mergulhador”, instrutor de Fotografia Digital Subaquática, instrutor de mergulho PADI e SSI, em mais de 20 cursos diferentes.


Milena Soares
Equipe Viva Manaus

Deixe uma resposta

X