Dia da Fotografia será comemorado com ‘Maratona Fotográfica’

Foto: Ingrid Anne/Manauscult Paço da Liberdade - Visita

O Paço da Liberdade, localizado no Centro Histórico de Manaus, será ponto de encontro da Maratona Fotográfica, no próximo domingo, 19/8, às 8h, em alusão ao Dia Mundial da Fotografia, comemorado no dia 19 de agosto. O evento é uma realização do Núcleo de Fotografia e Vídeo do Amazonas (NFVA).

A organizadora do evento, Sandra Praia, estende o convite para estudantes e amantes da fotografia, além dos fotógrafos amadores e profissionais que queiram se juntar à caminhada. “Na Maratona Fotográfica, vamos percorrer 2,5 km pelos principais pontos do Centro Histórico da capital, onde, além de fotografar, vamos falar sobre fotografia também”, pontuou Praia.

O ponto de partida da maratona será no Paço da Liberdade, situado na rua Gabriel Salgado. O grupo seguirá pela rua Bernardo Ramos, a primeira rua urbanizada da cidade, que, ao longo de sua extensão, abriga diversas construções que remetem ao início da urbanização de Manaus. Logo após, a maratona passará pelo Porto de Manaus, Praça da Matriz, Biblioteca Pública, pelos Castelinhos da rua Rui Barbosa e Largo de São Sebastião, encerrando na Casa das Artes.

Quem quiser participar da Maratona Fotográfica, deverá comparecer ao Paço da Liberdade, no dia e horário marcados pela organização do evento, com seu equipamento fotográfico. Aqueles que não tiverem equipamento também poderão participar da caminhada. Para mais informações, o Núcleo de Fotografia e Vídeo do Amazonas disponibiliza o e-mail [email protected].

Dia da Fotografia

A fotografia é uma das maiores invenções da era moderna, que permite registrar e reproduzir, por meio de reações químicas e em superfícies preparadas para o efeito, as imagens que se tiram no fundo de uma câmera escura.

O dia 19 de agosto foi escolhido em referência à invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas, um antigo aparelho inventado por Louis Jacques Mandé Daguerre, físico e pintor francês, que fixava as imagens obtidas na câmara escura numa folha de prata sobre uma placa de cobre. Foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciou mundialmente a nova invenção.

Exposição

O material que for produzido durante a maratona poderá fazer parte da exposição “Manaus 349 Anos”, que ficará no Largo de São Sebastião, no dia 24 de outubro. As obras deverão ser encaminhadas em formato impresso para a Central de Exposições do Centro de Artes Visuais Galeria do Largo até o dia 10 de outubro.


Jéssica Rebello
Equipe Viva Manaus

Deixe uma resposta

X