Foto: Ingrid Anne/Manauscult Visita no Teatro Amazonas na Semana do Turismo 2018 - Foto_ Ingrid Anne_Manauscult

Encerrando a programação da Semana do Turismo 2018, 40 alunos da Escola Municipal Dom Jackson Damasceno, do bairro Val Paraíso, zona Leste, farão um roteiro turístico pelo Centro Histórico de Manaus durante toda a manhã desta sexta-feira, 28/9, com visita exclusiva ao Paço da Liberdade, que está fechado ao público por conta das obras de instalação do Museu da Cidade. O passeio, intitulado Turismo Pedagógico, inclui ainda lanche e visitação aos principais pontos históricos de Manaus.

Na sequência, às 19h, o Les Artistes Café Teatro, no Centro Histórico da capital, será palco da apresentação de grupos que integram o Festival Amazonas de Corais (Famcor), coordenado pelo maestro Fabiano Cardoso. As apresentações musicais continuam ainda no sábado, 29, das 19h às 21h.

Visitação e workshop

No Dia Mundial do Turismo e Dia Municipal do Turismólogo, celebrados nesta quinta-feira, 27, o Les Artistes Café Teatro foi palco do Workshop “O Turismo de Fauna Silvestre: oportunidades e desafios”, evento que integra a programação da Semana do Turismo 2018. A visitação nos atrativos turísticos de Manaus, como o Teatro Amazonas, o Zoológico Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), o Museu do Índio e o Bosque da Ciência também foi gratuita em alusão à data comemorativa.

Voltado à conscientização de um turismo responsável da fauna silvestre na Amazônia, o workshop contou com a parceria da organização mundial World Animal Protection (WAP), que trabalha com o objetivo de debater os impactos da exploração de animais silvestres no entretenimento turístico.

O gerente da WAP, João Almeida, falou sobre a busca da conscientização da indústria e de profissionais da área de turismo, ressaltando a possibilidade de oferecer experiências incríveis aos viajantes sem a exploração dos animais silvestres.

“A gente faz essa parceria hoje com a Manauscult no dia do Turismo com o objetivo de unir profissionais e especialistas da área de Turismo na causa do turismo responsável. Que tenham boas práticas com os animais silvestres, para que a gente possa transformar o turismo de Manaus no mais positivo com os silvestres e consolidar Manaus como um destino responsável em termos de turismo com a natureza”, destacou João.

Entre os órgãos participantes do encontro estava o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que trouxe ao workshop o painel “Legislação Ambiental e o Turismo Responsável”. A representante do órgão, Cristina Isis Silva, falou sobre o trabalho de fiscalização do Ibama.

“Para nós, é muito rico participar desse espaço que discute questões de conscientização, preservação, fiscalização da área turística e ambiental, e o Ibama trabalha há muito tempo nessa questão de fiscalização, tentando coibir esse uso irregular da fauna silvestre, e temos trabalhado para mudar esse comportamento do uso nocivo da fauna silvestre no estado do Amazonas”, disse Silva.

Semana do Turismo - Workshop


Steffanie Schmidt e Jéssica Rebello
Equipe Viva Manaus

Deixe uma resposta

X