Café Teatro sedia 3ª Mostra de Ações Educacionais Integradas

Foto: Divulgação/Mostra de Ações Educacionais Integradas Mostra de Ações Educacionais Integradas - Foto Divulgação

O Les Artistes Café Teatro, localizado no Centro Histórico de Manaus, receberá, nesta quarta-feira, 10/10, das 14h às 17h, a 3ª Mostra de Ações Educacionais Integradas, com o tema “Socializando saberes, desenvolvendo competências”. A ação, que visa promover e difundir conhecimentos construídos ao longo do ano letivo nas escolas de Manaus, conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O projeto interdisciplinar, idealizado por um coletivo de professores das redes públicas municipal e estadual de ensino que, colaborativamente, realizam projetos em diversas escolas, reúne mostras de produções e atividades sobre a cultura africana e da temática indígena, trabalhados durante o período letivo. Esta é a terceira edição do projeto, que teve início em 2016, com a primeira mostra realizada no Centro Estadual de Convivência do Idoso. Em 2017, a 2ª edição ganhou caráter itinerante, o que possibilitou grande visibilidade ao trabalho idealizado pelos docentes da área da educação.

O coordenador do Grupo de Expressões Artísticas e Populares (GEAP), Otto Franco, destacou a criação e os desafios para a realização do projeto nas escolas. “Em função do compartilhamento de trabalhos e projetos idealizados e construídos nas escolas em que trabalhamos, juntamos a experiência que temos na prática da atividade diversificada dentro da cultura africana e indígena para levar ao universo das escolas participantes. A ideia é que seus projetos sejam apresentados numa dinâmica de oficinas que possibilitem não só conhecimento, mas a integração das práticas pedagógicas e a interação dos mesmos nas atividades”, pontuou o coordenador.

Mesas redondas com os temas “Aspectos históricos, o racismo na sociedade e os aspectos legais”, com a professora Socorro Lira Barros, e “Patrimônio material e imaterial afrobrasileiro”, com Liuba de Baêta, além de apresentações artísticas, farão parte da programação da abertura da 3ª Mostra de Ações Educacionais Integradas.

Projeto itinerante

A programação de visitação nas escolas participantes terá início no dia 30/10 e irá até o dia 23/11.

As instituições participantes são Escola de Tempo Integral Altair Severiano Nunes, que participará com o projeto “Vivências Lúdicas” e o projeto “Todas as Cores Contra o Racismo”; a Escola de Tempo Integral Maria Rodrigues Tapajós, com o projeto “Diversidade em Ações”; Escola Estadual Vicente Schettinni, com o projeto “Mama África”; Escola Municipal Rodolpho Valle, com o projeto “Diversidade em Ações”; Escola Municipal Themístocles Pinheiro Gadelha, com “Diversidade na Construção da Identidade Cultural”; Escola Estadual Antenor Sarmento, com “Somos Todos África: a africanidade na formação da cultura e identidade do povo brasileiro” e o Instituto de Educação do Amazonas, com o projeto “Caminhos para Desconstrução do Racismo”.

Serviço

O quê: Abertura da 3ª Mostra de Ações Educacionais Integradas: “Socializando Saberes, desenvolvendo competências”
Quando: 10/10 (quarta-feira), das 14h às 17h
Onde: Les Artistes Café Teatro – Av. Sete de Setembro, 377, Centro
Quanto: Gratuito


Jéssica Rebello
Equipe Viva Manaus

Deixe uma resposta

X