Aniversário de Manaus terá quatro dias de boi-bumbá

Foto: Ingrid Anne/Manauscult Boi Manaus 2017 - Foto_ Ingrid Anne_Manauscult

Para comemorar os 349 anos de Manaus, a tradicional celebração de aniversário da cidade, o Boi Manaus, traz uma grande programação no Complexo Turístico da Ponta Negra, zona Oeste, com quatro dias de festa, totalizando 24 horas de show no palco do anfiteatro e na avenida Coronel Teixeira, ao longo do calçadão do complexo turístico. Pelo quarto ano consecutivo, o local servirá de palco para a comemoração em ritmo de boi-bumbá.

“Por mais um ano, vamos prestigiar as toadas, nosso ritmo amazônico, em uma grande festa às margens do Rio Negro, em um dos principais cartões-postais da cidade. Esta será a 21ª edição do Boi Manaus, a quarta que já acontece na Ponta Negra, e, este ano, antecipando as comemorações do aniversário de Manaus, uma vez que, no dia 24, os manauaras também ganharão um grande presente da prefeitura, que será a entrega pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, do Museu da Cidade de Manaus, no Centro Histórico”, destacou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula.

A festa começa com o “Esquenta”, na quinta e sexta-feira, dias 18 e 19/10, a partir das 19h, com a apresentação dos artistas que concorrem às três vagas na programação do Boi Manaus 2018. O palco do anfiteatro irá receber a disputa, que será avaliada por um corpo de jurados.

Já nos dias 20 e 21/10, a partir das 16h, é a vez dos mais de 30 artistas do Boi Manaus se revezarem nos trios elétricos, às margens do calçadão da Ponta Negra, em mais de 16 horas de festa, que terá a participação ainda de itens como Marujada, Batucada, torcidas e os grupos de dança dos bumbás Caprichoso e Garantido.

Dois artistas se apresentarão em cada trio, fazendo um percurso de 700 metros, com duração de 50 minutos. Dois dos novos integrantes serão responsáveis por abrir a festa no dia 20, seguidos de Robson Jr. e Grupo A Toada; Cezar Pinheiro e Carlos Batata; Helen Veras e Canto da Mata; Fábio Casagrande e P.A. Chaves; Prince do Boi e Carlinhos do Boi. Às 22h, é a vez do Pop da Selva, Arlindo Jr comandar o público ao longo da avenida Coronel Teixeira. Às 23h, Sebastião Jr. encerra as apresentações em cima do trio.

Na virada do sábado para o domingo, às 0h, os bumbás de Manaus, Garanhão, Corre Campo e Boi Brilhante, realizarão um espetáculo único, simbolizando o grande encontro dos bois, no palco do anfiteatro, encerrando a noite de apresentações do dia 20.

Já no dia 21, a festa começa com Márcia Siqueira e Mara Lima; Ricardo Lyra e Renato Freitas; Edilson Santana e Carrapicho; além de Klinger Araújo e Fabiano Neves. Às 20h, é a vez dos irmãos Paulain, Israel e Júnior Paulain, comandarem o trio. Na sequência, o outro integrante selecionado durante o Esquenta fará sua estreia no Boi Manaus 2018. Por fim, David Assayag se apresenta com a Marujada e Leonardo Castelo com a Batucada, encerrando o dia 21.

Seleção

Com a proposta de renovar o elenco dos artistas que se apresentam no Boi Manaus, a Manauscult, em comum acordo com a Comissão dos Artistas do Boi Manaus, abriu o processo de seleção para três novos cantores. Para participar do processo, os cantores interessados deveriam apresentar um portfólio comprovando sua atuação na cena do boi-bumbá até o dia 8.

No total, 11 artistas apresentaram portfólio e documentos. Agora, uma comissão formada por três pessoas, sendo um representante da Manauscult e dois da Comissão dos Artistas do Boi Manaus, avaliarão os documentos enviados. A análise acontecerá nesta quarta-feira, 10, às 9h, na Manauscult. O resultado deverá ser divulgado na quinta-feira, 11.

Até dez artistas poderão ser selecionados para participar do “Esquenta do Boi Manaus”, onde serão avaliados. Os três que obtiverem melhor pontuação serão os escolhidos para integrarem o quadro dos artistas do Boi Manaus 2018 e se apresentarão nos trios na Ponta Negra.

Programação

20 de outubro (sábado)

16h às 16h50 – Integrantes novos (a serem definidos na competição do Esquenta)
17h às 17h50 – Robson Jr. e Grupo A Toada
18h às 18h50 – Cezar Pinheiro e Carlos Batata
19h às 19h50 – Helen Veras e Canto da Mata
20h às 20h50 – Fábio Casagrande e P.A. Chaves
21h às 21h50 – Prince do Boi e Carlinhos do Boi
22h às 22h50 – Arlindo Jr.
23h às 23h50 – Sebastião Jr.
0h às 1h – Show dos Bumbás de Manaus: Corre Campo, Garanhão e Brilhante (no Anfiteatro da Ponta Negra)

21 de outubro (domingo)

16h às 16h50 – Márcia Siqueira e Mara Lima
17h às 17h50 – Ricardo Lyra e Renato Freitas
18h às 18h50 – Edilson Santana e Carrapicho
19h às 19h50 – Klinger Araújo e Fabiano Neves
20h às 20h50 – Israel Paulain e Jr. Paulain
21h às 21h50 – Integrante novo (a ser definido na competição do Esquenta)
22h às 22h50 – David Assayag e Marujada
23h às 23h50 – Leonardo Castelo e Batucada


Steffanie Schmidt e Mônica Figueiredo
Equipe Viva Manaus

Deixe uma resposta

X