Moradores de São João do Tupé participam de Mostra Cultural

Foto: Thais Antunes/Divulgação

Um concurso cultural está mobilizando crianças, jovens e adultos do São João do Tupé, comunidade inserida na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, zona Rural de Manaus. O projeto “Mostra Cultural: Histórias do Tupé” é uma ação que propõe incentivar o resgate cultural, fortalecer a identidade das comunidades envolvidas, descobrindo talentos entre os moradores e revelando oportunidades de geração de renda e desenvolvimento sustentável para a região.

A mostra foi idealizada pelo Fórum de Turismo de Base Comunitária e envolve voluntários, instituições públicas e privadas que, em parceria, proporcionam oficinas, mentorias e o suporte para que os comunitários possam olhar e valorizar a sua própria história.

Lançada no fim de agosto, a mostra reunirá redações, poesias, prosas, desenhos e pinturas, além de música, dança, teatro e vídeos produzidos pelos próprios comunitários. O evento final da Mostra Cultural será no dia 18/11, a partir das 9h, na Praia do Tupé.

As atividades contam com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), entre outras instituições que possuem representantes no Fórum.

A Comunidade São João do Tupé é uma das seis comunidades da Unidade de Conservação da RDS do Tupé e está localizada a 25 km de Manaus, às margens do Rio Negro.

Dia das Crianças

Especialmente para este dia 12 de outubro, data que comemora o Dia das Crianças, um grupo de voluntários estará visitando a comunidade para fortalecer a divulgação e a importância desse projeto. A visita acontecerá das 9h às 16h e contará com uma caminhada em toda comunidade, entrega de souvenires e muita brincadeiras. A programação recebe o apoio da Bombons Finos da Amazônia e Cardume Coworking e será realizada no Centro Comunitário doado pela Samsung.

O público interessado em atuar como voluntário ou contribuir para o projeto deve entrar em contato por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone (92) 99608-5401.


Mônica Figueiredo (com informações de assessoria)

Deixe uma resposta

X