Bosque da Ciência

 

Foto: Ingrid Anne/Manauscult

 

Localizado na área urbana de Manaus, nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), tornou-se ponto turístico por reunir entretenimento e conhecimento sobre a Amazônia. Tem uma área de aproximadamente 13 hectares, na qual há viveiros de animais, como o peixe-boi, ariranhas e quelônios, além de trilhas educativas.

Endereço: Av. André Araújo, 2936 – Aleixo

Telefone: (92) 3643-3377

Funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 12h, e das 14h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h

E-mail: [email protected]

Site: inpa.gov.br

 


Centro de Instrução de Guerra na Selva – CIGS

 

Foto: Ingrid Anne/Manauscult

 

Criado e administrado pelo Exército Brasileiro, foi aberto ao público em 1967, sendo a 2ª atração mais visitada de Manaus.  Em seu acervo há somente animais amazônicos brasileiros, contando atualmente com 162 animais distribuídos em 56 espécies, das quais várias estão enquadradas nas diversas categorias do IBAMA de ameaça de extinção no restante do Brasil.

Endereço: Estrada da Ponta Negra, 750 – São Jorge

Telefone: (092) 3625-2044 / Fax: 3625-1205

Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 16h30

Site: www.cigs.com.br

 


 

Jardim Botânico Adolpho Ducke

 

Foto: Ingrid Anne/Manauscult

 

Localizado na Reserva Florestal Adolpho Ducke, o Jardim Botânico de mesmo nome é um dos maiores do Brasil, com cerca de 3 km de acesso a diferentes ecossistemas da região. Possui centro administrativo, biblioteca, lanchonete, estacionamento e trilhas ecológicas que permitem aos visitantes conhecer diferentes ecossistemas da região como, por exemplo, a floresta de baixo. Ao longo das trilhas existem diversas árvores identificadas e pode-se encontrar o angelim-pedra, castanha-de-macaco, acariquara, breu, tachi, entre outras espécies da região.

Endereço: Rua Uirapuru, s/n – Cidade de Deus

Telefone: (92) 3582-2929

Funcionamento: Centro Administrativo: Às terças e domingos, das 08h às18h. Trilhas ecológicas: Às terças e domingos, das 08h30 às 12h e das 14h30 às 16h

E-mail: [email protected]

Site: www.jardimbotanicodemanaus.org

 


 

Encontro das Águas

 

Foto: Chris Pellet/Manauscult

 

Esse fenômeno se dá na junção dos rios Negro, de água escura, e Solimões, de água barrenta, que encanta os visitantes que navegam por eles. O fenômeno natural acontece em uma extensão de mais de 10 km e já foi declarado patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Essa confluência ocorre devido à diferença de temperatura e densidade das águas e a velocidade de suas correntezas.

 


 

Praia da Ponta Negra

 

Foto: Ingrid Anne/Manauscult

 

Localizada à margem esquerda do rio Negro, a aproximadamente 13 km do centro de Manaus, é um dos principais cartões postais da cidade. Possui orla urbanizada, quadras para prática de esporte e um anfiteatro onde são realizadas apresentações musicais, espetáculos teatrais e outras atrações, tornando-a um dos principais pontos turísticos de Manaus.

 


 Praia do Tupé

 

Foto: Chris Pellet/Manauscult

 

Está localizada a 34 km de Manaus, às margens do rio Negro, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de mesmo nome. O acesso é feito exclusivamente por via fluvial pela Marina do Davi, zona Centro-Oeste, ou pelo Porto da Manaus Moderna. É uma das principais praias fluviais do rio Negro, sendo muito frequentada por moradores locais e turistas.

 


 

Tucorin

O Roteiro Tucorin é uma iniciativa de Turismo de Base Comunitária, na região do Baixo Rio Negro. Este empreendimento compreende seis comunidades, onde os turistas podem ter um contato com a Amazônia e as pessoas que nela vivem. Há 11 opções de roteiro, para grupos de três, cinco, ou dez pessoas. Confira aqui.