A inserção da Cidade de Manaus na rota dos grandes e mega-eventos internacionais é um ciclo que foi iniciado com os preparativos para a Copa do Mundo (2014) e que atraiu eventos subsequentes, confirmando a cidade como um novo destino dos eventos de grande porte. Os Jogos Olímpicos Rio 2016 foram exemplo disso. Manaus só conseguiu entrar no seleto grupo de seis cidades brasileiras que sediaram a Olimpíada por conta dos excelentes resultados obtidos com a organização da Copa do Mundo. Foi uma das poucas cidades no País e uma das únicas no mundo a sediar os dois principais mega-eventos esportivos mundiais.

De 2013 a 2016, 4.780.000 pessoas passaram pelos principais eventos realizados pela Prefeitura de Manaus: Réveillon, Boi Manaus, Passo a Paço, FanFest (Copa do Mundo), Live Site (Olimpíadas), Revezamento da Tocha Olímpica e Amazônia Live, que foram realizados em parceria e valorizando a classe artística local.

Destaque neste período para os eventos que foram repaginados, como o Boi Manaus, com o intuito de aumentar o público que o prestigia e torná-lo um atrativo turístico.

A visão de transformar Manaus em uma capital que tenha mais eventos turísticos levou a Manauscult a realizar o Boi Manaus na Ponta Negra, um dos principais cartões-postais da cidade. Na primeira edição neste formato, em 2015, mais de cem mil pessoas voltaram a participar do evento que tem a cara da nossa cidade. Somado ao público que participou do circuito na Avenida Itaúba, na Zona Leste, mais de 150 mil pessoas participaram da festa. O sucesso foi repetido em 2016, consolidando a Ponta Negra como a nova marca do Boi Manaus e a festa novamente como um produto turístico.

As inovações nos formatos dos eventos foram preponderantes para que a Prefeitura de Manaus alcançasse um novo patamar de envolvimento de público e projeção dessas ações na mídia local e regional.

Ainda em 2016, na sequência dos Jogos Olímpicos 2016, quando Manaus recebeu o jogo da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, o Amazônia Live, evento com a chancela da marca Rock’in Rio, mostrou ao mundo a beleza do Rio Negro, onde um palco flutuante em formato de folha serviu de cenário para o lançamento mundial do projeto socioambiental do Rock’in Rio com um concerto comandado pelo tenor Plácido Domingo e pela cantora baiana Ivete Sangalo. Realizado em agosto de 2016, o evento teve ainda show gratuito na praia da Ponta Negra. As apresentações associadas ao contexto inusitado do palco flutuante em plena Amazônia conferiram ao evento um tom mágico e sensacional. Manaus mais uma vez estampou o noticiário internacional.

Estes eventos notoriamente colocaram Manaus entre as cidades de destaque no cenário internacional para o Turismo.

Amazonia-Live-INGRID-ANNE-MANAUSCULT-27-08-2016-(389)

Live-Site-INGRID-ANNE-MANAUSCULT-06-08-2016-(36)