Referência em arte circense ministra oficina gratuita
Foto: Divulgação

O Largo São Sebastião, Centro, será palco, até o dia 27 de agosto, de uma oficina circense para atores profissionais, amadores ou mesmo pessoas interessadas em conhecer o mundo circo. Intitulado “Coração BR”, o projeto tem como convidado uma referência do ensino da arte circense, o professor e artista paulista Francisco Alves. As atividades fazem parte de uma contrapartida do Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais, lançado no início de 2015 pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A participação é gratuita e a oficina será realizada todos os dias, de 17h às 20h, em frente ao Teatro Amazonas.

“Coração BR” é uma intervenção urbana e estética que une inúmeras linguagens artísticas e será dividida em duas partes. A primeira delas é uma oficina de aprimoramento, realizada diariamente no Largo São Sebastião. Já a segunda é a apresentação da obra teatral “O Menino de Trás das Nuvens”, de Carlos Augusto Nazareth. A montagem terá como base a oficina para auxiliar a construção da obra. Segundo o dramaturgo e diretor instrutor da oficina, Francisco Alves, essa atividade dedicada a arte circense “é a personificação dos tempos antigos, da memória em que os pais costumavam levar seus filhos aos circos de lona, ou a circos menores, ou quando o transeunte se depara com a arte circense na sua frente. Isso é mágico” disse.

O idealizador e também diretor de teatro Douglas Rodrigues destaca que o projeto também busca mostrar a poesia que existe no cotidiano da cidade. “O objetivo é a transformação do espaço por meio da reflexão e ações vivas, preenchidas por circuitos de arte, redirecionando o que existe nos circos e teatros”, comentou. “Coração BR” foi premiado no edital Conexões Culturais, categoria Intercâmbio, e tem como objetivo fortalecer a interlocução de saberes entre artistas do Norte e demais estados brasileiros. O projeto tem participação também da Associação Circense do Amazonas (AACA),  Federação de Teatro do Amazonas (Fetam) e grupo Arte & Fato.

Currículo

Francisco Alves é artista paulistano formado por inúmeras escolas de referência circense, entre elas clowns, acrobacias e interpretação. É formado em cursos referência na área, entre eles “Interpretação – Parlapatões, Patifes”, com os instrutores Hugo Passolo, Raul e Claudinei; “Aéreos – Tecido e Trapézio: Academia Galpão Brasil (2005-2006)”, com a instrutora Carol Valim; “Acrobacia, malabares e aéreos: Escola Circo Clube Escola” (2006-2007-2008),entre outros.

SERVIÇO

O quê: Oficina Circense para atores

Quando: Diariamente, até 27 de agosto, de 17h às 20h

Onde: Largo de São Sebastião

Quanto: Gratuito

Fotos: Divulgação