Espetáculo Alice - Faces Jovem
Espetáculo Alice - Faces Jovem

Discutindo questões de gênero e transexualidade, o grupo mato-grossense Faces Jovem traz a Manaus no próximo sábado, 4/8, o espetáculo “Alice”, como parte da programação do Sesc Amazônia das Artes. A apresentação acontece às 19h, no Teatro da Instalação, no Centro, com entrada gratuita.

Em “Alice”, a personagem-título não se vê como Fernando e, quando começa a ir com roupas com as quais se identifica para escola, sofre a violência de alguns alunos e o descaso de professores que não podem e não querem discutir gênero. Entre as descobertas da adolescência e das fronteiras de seu próprio corpo, Alice luta pelo direito de ser feliz.

O grupo de teatro Faces Jovem trabalha assuntos ligados à juventude e problemas sociais com o objetivo de manter um diálogo horizontal com adolescentes e jovens. Dessa forma, surge “Alice”, projeto proposto por alunos de um bairro da periferia de Primavera do Leste (MT), que dividiram suas histórias de bullying e dificuldades de identificação com a escola, para falar da necessidade de também serem ouvidos e de como é difícil suas tentativas de se sentirem bem diante da invisibilidade social, uma vez que estão fora dos padrões estéticos ou de gênero.

Faces Jovem

O grupo surgiu através de adolescentes que faziam teatro em projetos sociais em comunidades carentes espalhadas pela cidade de Primavera do Leste (MT), no ano de 2009. Eram jovens, que quando chegaram aos seus 15 anos e tinham que começar a escolher suas profissões, decidiram seguir a carreira artística e montaram um grupo independente de artes cênicas com o interesse de se aprofundarem no estudo sobre o teatro colaborativo.

Serviço

O quê: Sesc Amazônia das Artes – Peça Teatral “Alice”
Quando: 4/8 (sábado), às 19h
Onde: Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, s/n, Centro
Quanto: Gratuito

Classificação: 12 anos


Equipe Viva Manaus (com informações de assessoria)