_Bumba Meu Boi, a Festa Vai Começar_, da Espatódea Trupe
v _Bumba Meu Boi, a Festa Vai Começar_, da Espatódea Trupe

A origem do bumba-meu-boi e de um dos maiores eventos do Brasil, o Festival Folclórico de Parintins, ganham a cena no espetáculo de teatro de rua “Bumba Meu Boi, a Festa Vai Começar”, da Espatódea Trupe. A peça será encenada nos dias 21 e 28/10, no Largo de São Sebastião, Centro, às 17h, com entrada gratuita.

Através da linguagem da comédia popular, em formato de cordel, e projetado para espaços não-convencionais, como praças, ruas ou espaços abertos, o espetáculo conta a lenda de Catirina, uma empregada grávida que, ao sentir um desejo de comer língua de boi, convence seu marido a abater o boi favorito da fazenda de seu patrão. A morte causa grande comoção na redondeza, o que leva a uma série de rituais na tentativa de ressuscitar o animal e devolver alegria à fazenda.

A peça é resultado de uma oficina de teatro de rua, ministrada pela professora Emille Nóbrega, e com o elenco oriundo dessa turma, como forma de exercitar o que foi aprendido. A apresentação já passou pelas praças de Parintins durante o 52º Festival Folclórico de Parintins-AM, além de outros eventos em Manaus e evento nacionais como o 1º Festival  Nacional de Cenas Curtas ao Ar Livre (FENCCEAR), no Rio de Janeiro, e o 5º Festival Nacional de Teatro de Araguari (FESTA) e o 11º Festival Nacional de Teatro (FENTA), ambos em Minas Gerais.

A direção e dramaturgia do espetáculo têm a assinatura de Emille Nóbrega. Já no elenco, estão Geli Alves, Gekas Suede, Guilherme Bindá, Barbara Lacerda, Miro Messa, Lucas Duarte, Valentina Segadilha e Kevinlin Viana. Completam a ficha técnica Árlisson Cruz, como assistente de direção e diretor de produção, e Vitória Silva, na produção e apoio técnico.


Equipe Viva Manaus (com informações de assessoria)